SEM RESERVA – EDUCAÇÃO BEM NO RANKING

Sete Lagoas é destaque no levantamento do Centro de Liderança Pública (CLP) que avaliou o desempenho dos municípios brasileiros quanto ao desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), no Ranking de Competitividade dos Municípios. Os dados são do Inep/23. O estudo considera os 410 municípios brasileiros com população superior a 80 mil habitantes e Sete Lagoas ficou na 12º posição geral.

HNSG FINALISTA POR BOAS PRÁTICAS  

O Hospital Nossa Senhora das Graças (HNSG) é um dos finalistas do Prêmio Federassantas de Boas Práticas no eixo “Qualidade Assistencial: Segurança do Paciente”. O objetivo é reconhecer projetos que contribuem para a melhoria da gestão e da qualidade assistencial hospitalar. Além disso, promover o compartilhamento das experiências de sucesso e incentivar o desenvolvimento de iniciativas na área da saúde. Esta é a única premiação mineira para as instituições filantrópicas hospitalares, o que faz com que sua importância seja ainda maior. 

ESCOLHA DECISIVA

O maior desafio dos postulantes a cargos de deputado estadual ou federal será a escolha de partido. Ilustra muito bem a importância desta decisão, a última participação do ex-prefeito Duílio de Castro (PSB) como candidato a deputado federal, em 2018. Uma escolha equivocada evitou uma vitória que estaria garantida.

PROVA HISTÓRICA

Em 2018, Duílio de Castro era um vice-prefeito sem muito espaço na gestão Leone Maciel e mesmo assim foi para a disputa. Ele era filiado ao PMN e decidiu mudar para o Patriota. No pleito, conquistou 44.556 votos ficando como primeiro suplente do partido. Já o PMN elegeu o deputado federal José Vitor com apenas 32.833. No antigo partido, Duílio poderia ser eleito com 11.722 votos a menos.

OLHO NOS CONTRATOS

A Prefeitura de Sete Lagoas instaurou, por meio de uma Comissão Processante Especial (CPE), processos administrativos para apurar supostos descumprimentos contratuais por parte de empresas contratadas por órgãos municipais. A decisão foi publicada no Diário Oficial do Município de terça-feira (11/11). De acordo com a publicação, as medidas atendem a solicitações da Fundação Municipal de Ensino Profissionalizante (FUMEP) e da Secretaria Municipal de Educação, que apontaram possíveis irregularidades na execução de contratos firmados com fornecedores de autopeças e de serviços de construção civil.

PRÓXIMOS PASSOS

A Comissão Processante Especial (CPE) foi constituída com base nos artigos 81 a 88 da Lei Federal nº 8.666/1993, nos artigos 155 e 156 da Lei nº 14.133/2021 e no Decreto Municipal nº 7.281/2024. O grupo terá a responsabilidade de verificar as possíveis irregularidades, apurar responsabilidades e, se confirmadas as infrações, aplicar as penalidades cabíveis previstas na legislação vigente.

MAIS RIGOR

A atual gestão da Prefeitura de Sete Lagoas tem adotado rigor no cumprimento de contratos firmados com empresas prestadoras de serviço, sejam por licitação ou contratação direta. O objetivo é evitar prejuízos ao erário e à população, garantindo que obras e serviços públicos sejam entregues conforme o planejado.

Essa postura vem após histórico de abandono de contratos por parte de empreiteiras que, por falta de estrutura financeira ou outros motivos, deixaram projetos inacabados — problema que impactou diretamente áreas essenciais, como infraestrutura e educação.

MAUS EXEMPLOS

Sete Lagoas ainda sente os reflexos de obras abandonadas por empresas contratadas em gestões anteriores. Casos emblemáticos são pelo menos quatro creches da Educação Infantil, que ficaram sob responsabilidade do prefeito Douglas Melo (PSB), e também a revitalização da Avenida Marechal Castelo Branco. Iniciada em 2022, a obra só foi concluída em 2024, após dois processos licitatórios, uma vez que a empresa vencedora abandonou o canteiro logo no início. Custou, inicialmente, R$ 8,47 milhões aos cofres públicos para contemplar 6 km de revitalização asfáltica (3 km em cada sentido), com drenagem pluvial, novo canteiro central, iluminação e paisagismo.

RONEY ELOGIA VALACE

Na última reunião ordinária da Câmara Municipal (11/12), o vereador Roney do Aproximar (Progressistas) parabenizou o colega Caio Valace (PDT) pela emenda parlamentar conquistada em prol de crianças e adolescentes com diabetes tipo 1. “Não sou bolsonarista, nem lulista ou petista. Sou a favor da população. E por isso temos que parabenizar. Vai ajudar muito a população de Sete Lagoas”, afirmou Roney. O recurso, de R$ 2 milhões, é proveniente de emenda da deputada federal Duda Salabert (PDT), com contrapartida da Prefeitura de Sete Lagoas, e será destinado à aquisição de sensores automáticos de glicemia, que permitem maior controle da doença e prevenção de complicações graves.  Inicialmente, os equipamentos atenderão crianças e adolescentes diagnosticados com diabetes tipo 1 no município.

HAJA PROVIDÊNCIA!

A Câmara Municipal de Sete Lagoas está prestes a alcançar 10 mil pedidos de providência encaminhados ao Executivo neste ano. Foram 9.459 documentos protocolados em 39 reuniões ordinárias, além de 1.291 requerimentos e 1.518 moções de congratulação.
Em média, cada vereador apresentou mais de 500 pedidos em 10 meses — cerca de 50 por mês. Com isso, o Executivo que tem que administrar pelo menos 50 mil folhas de papel e uma diversidade infinita de pedidos. Haja providências, e papel.

A VOLTA DOS CÃES VADIOS

A foto que ilustra esta nota foi registrada na rua Plácido de Castro, a poucos metros da praça Barão do Rio Branco, a Praça da Prefeitura, por volta das 8 horas. Uma verdadeira matilha de cães vadios desfilava tranquilamente, cena que até recentemente não era comum na região central da cidade.