
O vereador Caio Valace (PDT) cumpriu uma agenda produtiva em Brasília, na última semana de novembro. Uma delas foi uma audiência com o Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a quem entregou o Título de Cidadão Honorário de Sete Lagoas. Além da homenagem, reunião com a equipe técnica do Ministério da Saúde resultou na consolidação de projetos importantes para a cidade, como o primeiro passo para a consolidação do Centro de Convivência e Cultura (CECO) no município e o processo de habilitação do CAPS III (Centro de Atenção Psicossocial III), garantindo que a obra, ao ser finalizada, já esteja pronta para começar a funcionar.
TONICO MERECE
Antônio Geraldo Lopes, carinhosamente conhecido como Tonico do Fórum, será agraciado, nesta sexta-feira, 5 de dezembro, com a Medalha Desembargador Hélio Costa, uma das mais tradicionais e importantes honrarias do Tribunal de Justiça de Minas Gerais. A solenidade de entrega será coordenada pelo Juiz Diretor do Foro da Comarca, Dr. Alessandro de Abreu Borges, a partir das 18h30, no Fórum Desembargador Felix Generoso.
O CECO
O Centro de Convivência e Cultura (CECO) é um dispositivo estratégico de cuidado em saúde mental, funcionando como um espaço comunitário de portas abertas para todos os cidadãos, sem necessidade de encaminhamento. O objetivo primordial é promover a inclusão social e fortalecer vínculos, combatendo o estigma associado à saúde mental por meio da arte, da cultura e da produção coletiva.
DEPUTADA EM SETE LAGOAS
O vereador Caio Valace também destacou a visita da deputada federal Duda Salabert (PDT) a Sete Lagoas, na segunda-feira (01), quando participou de palestra na UFSJ e assinou convênio, via Codevasf, para a implantação de uma horta agroflorestal na universidade — iniciativa viabilizada com a emenda de R$ 300 mil destinada pela parlamentar. Valace ressaltou que o projeto ampliará o conhecimento técnico dos agricultores familiares, fortalecerá o maior programa de geração de renda da cidade e contribuirá para a segurança alimentar.
MÁRCIO REINALDO NA ÁREA
O ex-prefeito Márcio Reinaldo chega a Sete Lagoas, neste sábado, 6, e um dos principais compromissos é rever familiares e amigos. Porém, também está em sua agenda um encontro com o ex-promotor de justiça e atual presidente do Coral Dom Silvério, Amauri Artimos da Mata. A pauta será a construção de uma passarela sobre a BR-040 ligando Fazenda Velha ao bairro Quintas da Varginha. Amauri Artimos tem forte ligação com a região e o equipamento beneficiaria a comunidade e, principalmente crianças de uma creche. Márcio Reinaldo vai assumir o compromisso de entregar o projeto no DNIT, em Brasília.
O VALE NAUFRAGOU
Não passou de sonho a aprovação do Projeto de Resolução nº 12/2025 que, entre seus objetivos, concederia vale alimentação de R$ 1.050 aos vereadores. A proposta foi retirada de pauta pelos próprios parlamentares, após repercussão altamente negativa que a matéria provocou na sociedade.
O GOLPE DO CONCURSO
A Prefeitura de Sete Lagoas informa que é falsa a divulgação feita por sites especializados anunciando supostos concursos públicos no município, inclusive com datas de provas. Nenhum concurso está em andamento. Essa prática ocorre em várias cidades, numa lógica de “se colar, colou”, levando muitos cidadãos ao erro.
CANAIS OFICIAIS
As únicas seleções válidas da Prefeitura são os processos seletivos publicados no Diário Oficial do Município (DOM), acessíveis no portal setelagoas.mg.gov.br ou no aplicativo 7L Resolve, aba Administração. A orientação é: não faça inscrição, não forneça dados e não realize pagamentos em anúncios suspeitos. Sempre confirme tudo nas redes oficiais da Prefeitura.
REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA
Durante a reunião ordinária da Câmara Municipal de Sete Lagoas, realizada na terça-feira (02/12), o vereador Divaldo Capuchinho (Podemos) destacou em seu pronunciamento pessoal o andamento da Regularização Fundiária em 18 ruas do bairro Belo Vale. Segundo ele, o resultado é fruto de um trabalho intenso junto à comunidade. “Conseguimos realizar este grande sonho. Fomos de porta em porta para identificar as famílias que estavam com essa pendência. Uma grande conquista”, afirmou. Porém, na mesma reunião, o vereador Walisson Lelé (Rede) adotou um tom mais firme ao pedir respeito entre colegas e lembrar que a Regularização Fundiária do Belo Vale não começou agora.
COISA ANTIGA
Walisson Lelé afirmou que a luta é anterior ao governo Douglas Melo e à atual legislatura, citando sua atuação desde os tempos em que presidia a associação do bairro. Em recado direto a Divaldo Capuchinho, declarou. “Cuidado para não chegar em um trabalho que acontece há anos e achar que com um pedido resolveu a situação. Pescar em aquário é muito fácil; abrir o caminho é muito mais difícil. De bobo e otário só tenho a cara” afirmou. Segundo Lelé, na sua primeira reunião com o atual prefeito ele já tratava da regularização no Belo Vale, reforçando que o processo é longo e coletivo.
INOVOU
O prefeito Douglas Melo (PSD) surpreendeu ao inaugurar o trecho de mais de 5 km da Avenida Prefeito Alberto Mora, entre a Rua Santa Juliana e a Avenida Norte-Sul, completamente recapeado e beneficiando moradores de oito bairros. Em um Opala 89 (4.1) emprestado de um amigo, o prefeito percorreu toda a extensão da via enquanto apresentava as melhorias e os investimentos realizados. O veículo clássico — e a desenvoltura do chefe do Executivo ao volante — chamaram a atenção no vídeo de divulgação, produzido com estética que lembra trailers cinematográficos.
MEMÓRIA POLÍTICA REGIONAL

A política estava quente em Sete Lagoas em dezembro de 1993. O IPTU teria um aumento que assustava a população e a oposição ao prefeito Múcio Reis fazia alarde dos 2.700% previstos para 1994.
Márcio Reinaldo ainda não era deputado e sim funcionário do Ministério da Saúde e se defendia de acusações de uma CPI instalada na Câmara Federal.
Por 9 votos a 8, proposta do vereador Elson Barbosa retirava o nome de Márcio do Hospital Municipal, já que a lei previa que pessoas vivas não poderiam emprestar nome a obras públicas. Marcelo Cecé era nome do estádio do América do Papa Vento, mas a obra era privada, e o nome permaneceu.





