“Abriram o Hospital Regional de Sete Lagoas para o debate da Globo”, dispara Kalil ao SETE DIAS

Em entrevista exclusiva ao SETE DIAS nesta quarta-feira (30), o candidato ao governo de Minas Alexandre Kalil (PDT) disparou contra o adversário e candidato à reeleição Mateus Simões (PSD) sobre a abertura do Hospital Regional de Sete Lagoas, realizada nessa segunda-feira (28). O postulante afirmou que o ato serviu de manobra política em prol do seu adversário e pensando no debate promovido pela TV Globo nessa terça-feira (29).

Foto: Amira Hissä / divulgação

Kalil afirmou que Sete Lagoas não conseguirá viabilizar o funcionamento do Hospital Regional (o centro de saúde foi concedido na sua integralidade ao município através de um acordo), e que irá buscar um solução tripartite: o rateio dos gastos entre os governos federal, estadual e municipal. “O município aceitou para agradar ao governador. O município não tem a menor condição, nem Belo Horizonte tem condição de assumir a integralidade no hospital de 250 leitos, quase 229, se não me engano, e nem o Estado tem obrigação também de assumir”, disse o candidato do PDT.

“Abriram um hospital daquele tamanho para atendimento ambulatorial apenas para o debate da Globo. Então, entraram na onda eleitoreira com uma coisa muito séria, que é a saúde do povo do Brasil. [O governador Mateus Simões] Não tem condição de gerir, não tem condição de pegar um avião e sentar com um parceiro, que é o governo federal, que chama de bandido, agiota, sem vergonha”, completa Kalil.

Após dez anos de obras paralisados, as obras do Hospital Regional de Sete Lagoas foram concluídas em maio deste ano, com inauguração feita no dia 3 de junho. Em um acordo assinado no Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG), o município manifestou o desejo de gerenciar o centro de saúde; em setembro, a Prefeitura abriu edital para a contratação de uma organização social que gerenciaria o local, mas este foi impugnado e se encontra suspenso.

Neste primeiro momento, parte dos atendimentos que eram realizados no Hospital Municipal, como o ambulatório de especialidades médicas e em uma parte do setor de imagenologia (exames de imagem) foram transferidos para o Regional.

MG-424

Outro assunto perguntado pelo SETE DIAS à Kalil foi sobre a MG-424, estrada que liga Sete Lagoas a Belo Horizonte e importante via do Vetor Norte. Para o candidato, a modernização da rodovia e de outras pertencentes ao estado se dará com a renegociação do Propag, programa de pagamento de dívidas que Minas Gerais deve à União – para ele, o estado está “desorganizado” e o Departamento de Estradas de Rodagem (DER-MG) foi “desmanchado”.

“Então é tudo uma questão de organização. Eles desmancharam o DER de Minas Gerais; ele não existe hoje. Ele vai ter que ser reconstruído e nós temos que pegar, primeiro, esses trechos emergenciais e viabilizá-los, dar trafegabilidade para eles, para depois fazer um grande programa junto com o governo federal”, afirma.

Democrata

Por fim, Kalil comentou sobre a proposta do governo estadual em repassar para Atlético, Cruzeiro e América R$ 32 milhões de forma emergencial por conta da medida provisória que determinou o fim das propagandas de bets – o anúncio, realizado nessa terça (29) causou protestos por parte do Democrata nas redes sociais, reclamando da ajuda aos grandes clubes em detrimento dos menores do interior. Para o candidato, o projeto é uma “mentira” e que seria uma medida “desesperada” de Mateus Simões.

“E é óbvio que ainda tem um problema jurídico seríssimo, que eles [os clubes da capital] são SAF, eles têm dono. Você não pode pegar um dinheiro do governo e entregar para um empresário. É claro que você não pode fazer isso. E é claro que nós não vamos deixar o Democrata de fora, não vamos deixar as ligas de fora, os times de interior de fora”, afirma o pedetista.

O candidato disse que “adotou” o Jacaré enquanto foi presidente do Galo: os clubes firmaram um acordo em 2010, onde o alvinegro cedeu atletas e comissão técnica da equipe júnior ao alvirrubro.