A Associação Comercial e Industrial de Sete Lagoas (ACI) deu início às comemorações de 90 anos de fundação, que serão completados em janeiro de 2026. A solenidade de abertura das festividades, no auditório do Sest Senat, na sexta-feira (29), foi marcada por emoção, reconhecimento e música, reunindo associados, autoridades e parceiros da entidade.

O evento contou com apresentações especiais de duas formações do Coral Dom Silvério e da Banda União dos Artistas, que encantaram o público presente com repertórios especiais. Durante a cerimônia, a ACI prestou homenagens às dez empresas mais antigas associadas, além de instituições parceiras que contribuem para o trabalho da entidade.

Fundada em 1936 por um grupo de empresários visionários, a ACI se consolidou ao longo das décadas como uma das mais importantes forças de representação e apoio ao setor produtivo local. Hoje, a entidade reúne centenas de associados e atua de forma ativa na defesa dos interesses da classe empresarial, além de promover iniciativas de capacitação, networking e fortalecimento da economia regional.


Foram homenageadas as empresas: Búfalo Ferramentas, Calsete, Cedro Têxtil, Coopersete, Cossisa, Escritório Júlio Moreira de Contabilidade, Irmãos Silva, Lagoa Veículos e Posto Três Poderes. As entidades reconhecidas pelo apoio ao trabalho da ACI foram: Câmara de Dirigentes Lojistas, Câmara Municipal, Corpo de Bombeiros, Federaminas, Federaminas Mulher, Prefeitura de Sete Lagoas, Sebrae, Sicredi, Sindcomércio, 19ª Região de Polícia Militar e 25º Batalhão PM.


A presidente da entidade, Valéria Reis lembrou da história e falou que foi uma noite “de muita inspiração, alegria e celebração. É muita responsabilidade presidir uma entidade que sempre está presente no desenvolvimento econômico da nossa cidade. Agradeço muito todos que confiam em nosso trabalho”.

O prefeito Douglas Melo falou em nome dos homenageados e reconheceu a importância da ACI para o desenvolvimento econômico da região. “É motivo de muita alegria participar deste evento em uma cidade que tem o setor produtivo muito forte. Sete Lagoas chegou até aqui porque tem um setor produtivo muito competitivo com a ajuda da ACI. E estamos preparados porque temos uma ACI muito atuante”.


