da Redação
Com o objetivo de enganar as pessoas, voltaram a circular nas redes sociais mentiras de que transações financeiras a partir de R$ 5 mil seriam taxadas. As fakes News que estão circulando inventaram, desta vez, uma multa de 150% para quem não pagar o falso tributo.

No entanto, Juliano Cunha Machado, agente da Receita Federal de Sete Lagoas, faz importantes esclarecimentos sobre tributação e também golpes envolvendo transferências feitas pelo pix. Ele ressalta que a Constituição Federal proíbe a tributação de movimentações financeiras e que não existe taxa de 27,5% em transações. “Tudo isso é completamente falso. Além disso, também é mentira que exista qualquer multa de 150% por falta de declaração”, aponta.

A Receita Federal avalia que disseminar mentiras, as chamadas fake News, tem o objetivo de provocar pânico financeiro, uma tática de grande interesse dos criminosos. “Eles estão aproveitando a onda de fake news relacionadas à fiscalização da Receita Federal sobre transações financeiras para enganar cidadãos e aplicar golpes”, explica Juliano Cunha Machado.
O golpe
Os golpistas informam às possíveis vítimas que há uma suposta cobrança de taxas pela Receita Federal sobre transações via PIX em valores acima de R$ 5 mil. Eles alegam ainda que, caso o pagamento não seja feito, o CPF do contribuinte será bloqueado. Para tornar a fraude mais convincente, utilizam o nome, as cores e os símbolos oficiais da Receita Federal.
Quem recebe uma mensagem suspeita ou tenha alguma dúvida, deve procurar os canais oficiais da Receita Federal. O órgão também não envia boletos por e-mail ou WhatsApp. “Evite agir por impulso, principalmente se houver ameaças de bloqueio ou cobrança inesperada”, orienta Juliano Cunha Machado.





