Search
Anuncio #1
Anuncio #2
Anuncio #3

Cemig finaliza 1ª edição das Olimpíadas que Transformam com participação massiva de jovens mineiros

Evento reuniu cerca de 600 jovens na fase final em Belo Horizonte e destacou talentos de todo o estado.

A Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) encerrou com sucesso a primeira edição das Olimpíadas que Transformam, um evento que promoveu esporte, cultura e integração social para jovens de todo o estado. A fase final, realizada no Sesc Venda Nova, em Belo Horizonte, reuniu 220 jovens, entre meninos e meninas, que competiram em modalidades como futsal, handebol, vôlei, judô e taekwondo.

A competição, que ocorreu de 29 de maio a 1º de junho, teve início em março e envolveu cerca de 600 jovens de 14 cidades mineiras. Os participantes foram selecionados através de classificatórias em municípios como Viçosa, Juiz de Fora, Barbacena, Minas Novas, Governador Valadares, Montes Claros, entre outros.

Destaques do evento

Entre os jovens talentos que se destacaram nas Olimpíadas que Transformam, estão Enzo Felipe Alves Pereira e Sandro Ribeiro Gonçalves, ambos de 14 anos, do projeto Esporte em Foco de Cruzília. Com passagens pelas categorias de base do América-MG, os dois ajudaram sua equipe a alcançar a final e agora se preparam para testes em um clube de São Paulo.

“Essa foi uma experiência única na minha vida. Aproveitei cada momento e procurei me divertir e dar o meu melhor. Jogo futebol desde os sete anos e estou sempre buscando evoluir”, afirmou Enzo Felipe Alves Pereira. Sandro Ribeiro Gonçalves acrescentou: “As Olimpíadas foram uma ótima oportunidade para nós. Foi uma competição que nos ajudou a relaxar e a interagir com outros jovens. O futebol é sinônimo de alegria e estou muito feliz por ajudar minha equipe a se destacar no torneio”.

Outro destaque foi Caio Martins, de 14 anos, que conquistou o título no judô em sua categoria. Integrante do projeto Esporte Transforma da Associação Argos de Governador Valadares, ele pratica o esporte por recomendação médica devido ao TDAH e hiperatividade. “A competição fez uma grande diferença na minha vida. Ela me deu confiança e proporcionou novas amizades. Os passeios que fizemos em Belo Horizonte foram incríveis”, destacou Caio. “O judô me trouxe mais organização e disciplina. Como tenho TDAH, o esporte me ajuda a relaxar e manter o controle”, completou.

Deisyrê Santos Gomes, de 13 anos, aluna do projeto Esporte Cidadão de Minas Novas, conquistou o primeiro lugar em sua categoria no judô. “Se eu pudesse, ficaria nas Olimpíadas que Transformam para sempre. O judô me ajuda a dormir melhor e a respeitar ainda mais as pessoas. Fiquei muito feliz com o primeiro lugar, pois me esforcei muito para estar aqui”, afirmou.

Álbum de figurinhas e visitas culturais

Um dos pontos altos do evento foi o álbum de figurinhas personalizado com fotos dos participantes. Os jovens receberam o álbum e puderam trocar figurinhas entre si, promovendo ainda mais a integração. “O álbum de figurinhas sempre faz sucesso entre os jovens. Queríamos que os participantes tivessem uma lembrança duradoura desse momento especial e também interagissem por meio da troca de figurinhas”, explicou Adiéliton Galvão Freitas, gerente de Sustentabilidade da Cemig.

Os finalistas também tiveram a oportunidade de visitar a Arena MRV, um dos estádios mais modernos e sustentáveis do país, e assistir à vitória do Itambé Minas sobre o Magnus na Arena UniBH, em partida válida pela Liga Nacional de Futsal (LNF).

Segundo Cíntia Neves, coordenadora de eventos do Instituto de Formação Esportiva e Social (Infes), instituição responsável pela execução da competição, “Acreditamos que essa será uma experiência única, que marcará a vida de cada um deles de forma especial”.

As Olimpíadas que Transformam vão além de uma simples competição esportiva, oferecendo uma plataforma de crescimento, aprendizado e conexão para os jovens mineiros. A Cemig reafirma seu compromisso com o desenvolvimento social e esportivo do estado, proporcionando oportunidades que realmente transformam vidas.

Anuncio #1
Anuncio #2
Anuncio #3