Em Paraopeba, Caminhada Junho Violeta reúne comunidade em defesa dos direitos da pessoa idosa

Ação promovida pela Secretaria Municipal de Assistência Social reforçou a importância do respeito, da valorização e da proteção das pessoas idosas em Paraopeba.

A Prefeitura de Paraopeba, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), realizou na manhã desta segunda-feira (23) a Caminhada Junho Violeta, mobilizando a comunidade em uma importante ação de conscientização e combate à violência contra a pessoa idosa.

A caminhada teve início em frente à Prefeitura Municipal e seguiu até a Praça Expedicionário Fernandes, reunindo servidores públicos, representantes da rede de proteção social, usuários dos serviços socioassistenciais e moradores do município.

O evento contou com a presença do prefeito Aroldinho, do vice-prefeito Robertinho e da secretária municipal de Assistência Social, Regina Celi, que acompanharam o percurso e reforçaram o compromisso da administração municipal com a promoção dos direitos e da qualidade de vida da população idosa.

Um dos momentos mais marcantes da mobilização foi a participação dos internos do Lar dos Idosos, que se juntaram à caminhada, simbolizando a importância da inclusão, do cuidado e da valorização daqueles que ajudaram a construir a história da cidade.

A ação também contou com o importante apoio da Polícia Militar de Minas Gerais, que acompanhou todo o percurso, contribuindo para a segurança dos participantes e para a organização do evento. A parceria reforça a atuação integrada entre os órgãos públicos na promoção de iniciativas voltadas ao bem-estar e à proteção da população.

Durante a caminhada, foram destacadas mensagens de conscientização sobre a necessidade de combater todas as formas de violência contra a pessoa idosa, sejam elas físicas, psicológicas, patrimoniais, institucionais ou decorrentes da negligência e do abandono.

A secretária Regina ressaltou que o Junho Violeta é um período dedicado à reflexão e ao fortalecimento das ações de proteção à pessoa idosa, mas que o compromisso com o respeito e a dignidade deve estar presente durante todo o ano.

A iniciativa integra as atividades da campanha Junho Violeta, movimento que busca sensibilizar a sociedade para a construção de uma cultura de respeito, acolhimento e garantia de direitos, fortalecendo os vínculos familiares e comunitários.

A Prefeitura de Paraopeba agradece a participação de todos que estiveram presentes, especialmente aos idosos, familiares, servidores, voluntários e parceiros que contribuíram para o sucesso da ação, reafirmando seu compromisso com políticas públicas que promovam o envelhecimento digno, ativo e saudável, contribuindo para uma cidade cada vez mais humana, inclusiva e acolhedora.