A menopausa é mais um dos momentos na vida de uma mulher em que o organismo passa por mudanças. Junto com a última menstruação, ocorrem alterações hormonais importantes que impactam, entre tantas coisas, a aparência e a saúde cutânea. A menopausa costuma ocorrer entre 45 a 55 anos, sendo que algumas mulheres podem ter uma menopausa precoce.
Quais os efeitos da menopausa na pele?
Alguns sinais que você pode perceber na pele são: ressecamento, perda da firmeza, elasticidade, rugas e linhas de expressão. Apesar de esses serem sinais do envelhecimento, a menopausa pode acelerar ou acentuar seu aparecimento. Mesmo que os sintomas da menopausa mais lembrados sejam as ondas de calor, a sudorese e a falta de libido, a suspensão definitiva da menstruação também impacta a qualidade da pele. Uma vez que o organismo para de produzir os hormônios estrogênio e progesterona, a síntese de fibras elásticas também passa por uma diminuição.
O desequilíbrio hormonal característico dessa fase também deixa o rosto mais oleoso e sujeito à acne, além de ser a causa do aparecimento de pelos grossos sobre o queixo e nas laterais da face. No período que segue a menopausa, a diminuição das fibras de colágeno chega a um ritmo com cerca de 2% ao ano. Porém, a velocidade do processo depende de outros fatores como poluição, fumo, álcool, má nutrição, infecções, exposição solar, genética, hormônios e metabolismo.
E como lidar com todas essas mudanças? Para minimizar esses efeitos, é possível seguir alguns conselhos:
● A proteção solar e a hidratação são essenciais. A radiação do sol é uma grande vilã do envelhecimento da pele e deve ser sempre combatida.
● O ideal é usar protetor com FPS 30 no mínimo e fazer a reaplicação ao longo do dia.
● Levar um estilo de vida mais saudável também é benéfico.
● Recomenda-se não fumar, praticar atividades físicas e realizar uma alimentação rica em proteínas, fibras, ômega 3 e com baixo teor de açúcares refinados a fim de minimizar a perda de colágeno e devolver o tônus da pele.
● Para se proteger do ressecamento, a indicação é não tomar banhos muito quentes e usar hidratante corporal. Já para a face são necessários cremes nutritivos e anti-aging indicados pelo médico dermatologista.
De acordo com o Dr. Bernardo Teixeira, associar essas dicas acima aos procedimentos dermatológicos pode trazer grandes resultados. Alguns exemplos de procedimentos que podem ser realizados para reduzir o impacto da menopausa na pele são: preenchimento com ácido hialurônico, peelings, aplicação de toxina botulínica, ultrassom microfocado, entre outros.
No entanto, lembre-se sempre que procurar um dermatologista é o primeiro passo já que cada pele tem suas particularidades, o especialista irá analisar e indicar o melhor tratamento para o seu caso. O importante é saber que os efeitos na pele originados pela menopausa podem ser controlados.
Dr. Bernardo Teixeira da Costa Médico dermatologista e proprietário da Derm Way Instagram: @drbernardoteixeira Facebook: @drbernardodermatologista www.dermway.com.br Telefone: (31) 3773-1234 / (31) 9 9545-2855 A clínica Derm Way está à disposição para tirar suas dúvidas. Telefone para contato: (31) 3773 1234. A clínica está localizada na Rua Princesa Isabel, 245, Centro em Sete Lagoas e atende de Segunda a Quinta de 08 às 17:30h e Sexta de 8h às 17h.