Search
Anuncio #1
Anuncio #2
Anuncio #3

Multitécnica lidera a inovação em Sete Lagoas com o lançamento do Why Hub

A iniciativa promete transformar o cenário local de inovação e desenvolvimento econômico, em parceria com UFSJ e Embrapa Milho e Sorgo.

Leonardo Lucas Carnevalli, Professor Associado da UFSJ; Sara Rios, Pesquisadora da Embrapa e Chefe de Transferência de Tecnologia; e Marina Silva, Diretora de Marketing da Multitécnica, celebram o lançamento do Why Hub. Foto: Cactus Filmes.

A Multitécnica, em parceria com a Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) e a Embrapa Milho e Sorgo, lidera o lançamento do Why Hub, o novo centro de inovação de Sete Lagoas, inaugurado em novembro de 2023. Este projeto de cocriação reúne diversos stakeholders do ecossistema de inovação local, com o nome “Why” questionando as demandas empresariais e sociais e remetendo ao termo mineiro “Uai”.

O Why Hub está localizado no Núcleo de Inovação para o Agronegócio (NIA) da Embrapa Milho e Sorgo, ocupando mais de três hectares. O espaço visa promover conexões inovadoras entre setores públicos e privados, impulsionando o desenvolvimento econômico sustentável e a inclusão socioprodutiva na nova fronteira agrícola de Minas Gerais.

Como um hub, o Why Hub facilita a conexão entre grandes empresas, startups, investidores, academia e outros agentes do ecossistema de inovação, promovendo uma interação fluida e produtiva. Seus objetivos incluem construir políticas para flexibilizar a inovação, atrair investimentos, apoiar atividades inovadoras e fomentar a troca de informações entre o setor privado e acadêmico.

O Why Hub está estruturado em quatro eixos estratégicos: Whypensa, que envolve inteligência estratégica compartilhada para observatórios, análises de dados, estudos conjuntos e propostas de desdobramentos em parcerias, sob coordenação da Embrapa, onde um dos produtos são os temas para o WhyChallenge, evento âncora coordenado pela Multitécnica para a premiação de ideias e propostas de startups feitas por estudantes. Estas serão aceleradas no Whyincuba, programa de incubação de negócios sob coordenação da UFSJ. E, por fim, o Whyfacilita, com mecanismos facilitadores da implementação e consolidação do hub, com captura de recursos para projetos e ações, contando com a orquestração do Sebrae, que coordena a Agenda de Inovação de Sete Lagoas.

“Estamos trabalhando sem precedentes para o propósito do Why Hub, que é transformar a economia local, atrair investidores, empresas, talentos e ampliar o empreendedorismo e a inclusão socioprodutiva”, afirma Sara Rios, pesquisadora da Embrapa e Chefe de Transferência de Tecnologia.

“Participar do Why Hub é fundamental para a Multitécnica, pois impulsiona soluções e gera conexões na cadeia agropecuária. Acreditamos que o futuro não é exclusivista, mas compartilhado. Portanto, é um imenso orgulho partilhar ideias com instituições tão renomadas e respeitadas como a Embrapa Milho e Sorgo e a UFSJ”, ressalta Marina Silva, Diretora de Marketing da Multitécnica.

“O Sebrae Minas, em seu papel de fomentar a inovação como fator chave para aumento da competitividade dos negócios, é parceira do Why Hub, entendendo e acreditando na importância deste ambiente de inovação como pilar de governança do ecossistema local de inovação de Sete Lagoas – Santa Helena Valley”, afirma Samira Melo, Analista do Sebrae.

“A UFSJ tem grande expectativa com o projeto, pois permitirá maior contato e prestação de serviços à sociedade e maior possibilidade de experiência prática aos alunos. A cidade de Sete Lagoas tem um potencial enorme quanto à inovação, mas que infelizmente não se converte em realidade”, observa Leonardo Lucas Carnevalli Dias, Professor Associado da UFSJ.

Aberto a todos que desejam participar, o espaço promove inovação e resolução de problemas. Inicialmente, o foco é estruturar as questões burocráticas essenciais. Em um estágio mais avançado, o Hub pretende se transformar em um parque tecnológico de inovação aberta, ampliando ainda mais a capacidade de promover a troca de informações e conexões de aprendizado.

“Os hubs de inovação são essenciais para o desenvolvimento das cidades do interior, pois criam um ambiente que favorece o surgimento de novas ideias e soluções tecnológicas. Eles incentivam a criação de novas empresas e fortalecem o ecossistema local, em seus pilares básicos como cultura de inovação, talentos, capital, ambiente regulatório e principalmente a densidade de ambientes de inovação em Sete Lagoas. Afinal, nunca tivemos um Hub com essa missão na nossa cidade, algo que o Why Hub vem contemplar e fortalecer no ecossistema local”, acrescenta Tiago Pereira, líder de comunidades do Seed (Startups and Entrepreneurship Ecosystem Development), programa de aceleração de startups para empreendedores do mundo todo que queiram desenvolver seus negócios em Minas Gerais.

A Multitécnica espera que o Why Hub estimule o crescimento econômico da região, desenvolva uma rede sólida de inovação, atraia investidores e empresas inovadoras, facilite a transferência de tecnologia, apoie startups locais e promova educação e capacitação em inovação.

A visão do Why Hub é ser reconhecido como o principal catalisador da inovação em Sete Lagoas e região, transformando a economia local e atraindo investidores, empresas e talentos de todo o mundo. Sua missão é promover a colaboração estratégica entre academia, indústria e governo para impulsionar a inovação, capacitando empresas locais a competir globalmente e fomentando a pesquisa, inovação e desenvolvimento.

Com objetivos claros e uma estrutura robusta, o Why Hub está pronto para transformar Sete Lagoas em um polo de inovação, contribuindo para o avanço tecnológico e o desenvolvimento econômico sustentável da região. A liderança da Multitécnica reafirma seu compromisso com o progresso e a inovação, consolidando sua posição como um catalisador essencial no cenário empresarial de Sete Lagoas e estabelecendo um exemplo de excelência no desenvolvimento tecnológico e econômico da região.

Anuncio #1
Anuncio #2
Anuncio #3