NO AMOR NÃO HÁ MEDO

O Evangelho de Jesus é o maior Tratado de Psicologia de todos os tempos.

O problema do medo, por exemplo, é por ele resolvido de forma simples, prática e, portanto, definitiva. Aliás, para todos os assuntos o Evangelho possui eficaz solução.

Muito antes de ser preso, Jesus sabia do suplício que o aguardava, porém não teve medo.

Emmanuel, comentando sobre os momentos finais de Jesus, da prisão à crucificação, evidencia o seu profundo “domínio espiritual” sobre si mesmo, não permitindo que nenhum fator externo lhe alterasse as disposições íntimas.

Assevera o mentor de Chico Xavier que Jesus sempre respeitou as autoridades humanas, porém o interrogatório promovido por Pilatos, o governador da Judéia, não o amedrontou. Em todas as ocasiões, reverenciou a lei mosaica, todavia não se deixou impressionar pelas ameaças de Caifás, o sumo sacerdote. Amava os discípulos com imensa ternura, contudo a defecção dos amigos não interferiu na sua serenidade. A truculência dos seus agressores, a zombaria da multidão, por ele tão beneficiada, não lhe provocou o mínimo gesto de desespero. O choro copioso de algumas mulheres piedosas, que acompanhavam o seu martírio, não diminuiu a sua determinação de cumprir até ao fim a vontade do Pai. Por fim, pendurado na cruz, reuniu forças para rogar ao Pai perdão para a perversidade e ignorância dos seus algozes.

Por que então, nós que nos dizemos seus seguidores, carregamos tantos medos? Por que não seguimos o exemplo do Mestre, suportando a cruz das nossas dificuldades pela “via crucis” do mundo, sem medo, sem reclamações, sem revolta? 

Grande parte dos nossos problemas não estão fora de nós, mas dentro de nós. E o apóstolo João, o discípulo amado, resumiu de forma exata a razão de carregarmos tantos medos injustificáveis, que martirizam nossas almas sem necessidade: “No amor não há medo, antes o perfeito amor lança fora o medo; porque o medo envolve castigo; e quem tem medo não está aperfeiçoado no amor.”

O ensinamento é profundo: a vivência do amor, no sentido dado por Jesus a esse sentimento, nos forra a todo e qualquer tipo de medo.

COLUNA ESPÍRITA
por Aloísio Vander
aloisiovander@yahoo.com.br