Mauro Faccio, 90 anos: Crianças ganham presentes ao conhecerem mais da história do eterno

Ação realizada pela Lourdinha Turismo, em parceria com a Secretaria de Cultura, atraiu várias crianças e pais para celebrar a memória do grande artista sete-lagoano

26/01/24 - 14:00

O sete-lagoano Mauro Faccio Gonçalves nasceu no dia 18 de janeiro e iria completar 90 anos em 2024, caso estivesse vivo. O artista que deu vida ao personagem Zacarias, foi homenageado na manhã dessa quinta-feira (18) com uma breve cerimônia no Centro Cultural Nhô-Quim Drummond (Casarão) que contou com a presença de suas irmãs Marli e Vilma, além de autoridades locais. 

A agência e receptivo Lourdinha Turismo, em parceria com a Secretaria de Cultura, presenteou com doces as crianças que visitaram o Memorial Zacarias na manhã do dia que seria seu aniversário. Com apoio da loja Casa Doce, do portal 7DiasNews e do jornal Sete Dias, a ação teve como objetivo divulgar o Memorial, incentivar sua visitação e convidar as crianças a manterem a memória de Zacarias que marcou a infância de muitas pessoas.

O comerciante Cláudio Márcio Barros que disse ser um grande fã do personagem Zacarias, levou a esposa Daniele e o filho Noah para visitarem a exposição e celebrarem a data: “O sentimento é de satisfação e de estar contribuindo para o futuro do Noah. Foi uma época fantástica essa dos Trapalhões. É muito prazeroso. Ele adora. A gente sempre passa vídeos pra ele. É algo natural. O Zacarias era uma pessoa tão fantástica, um espírito tão bom. Colocamos uma vez e o Noah já ficou enlouquecido com ele e sua risada contagiante”.

A professora Maria Gabriela Moreira, que trabalhou por 9 anos na Escola Estadual Mauro Faccio Gonçalves, também participou da ação levando o marido e os filhos para conhecerem o Memorial: “trazer os meus filhos para conhecer realmente é algo muito prazeroso, saber que está acontecendo isso aqui na cidade, dessa divulgação, de manter essa memória, que eu acho que é disso que a gente vive, das memórias do que eles foram, do que nós somos”.

A escola, fundada em 2013, fica no bairro Jardim Primavera e, segundo a professora, o artista e sua história são sempre lembrados nas atividades da escola que leva seu nome. “Quando o aluno entra, a gente faz uma acolhida, apresenta a escola e fala quem é Mauro, porque a escola tem esse nome, eu acho que isso não pode se perder e é algo que tá presente e vai continuar presente. Como ela fica numa parte mais isolada do Centro, então a gente vê que falta um pouco até de incentivo pensando na memória dele e na importância que é a educação juntamente com a cultura da cidade, de resgatar essa cultura, de trazer essa cultura, porque senão como é que a gente vai trabalhar as novas gerações? É a partir desse meio que a gente vai conseguir manter que seja as tradições, que seja a cultura dentro da cidade”, finaliza Maria Gabriela.

Veja os registros no portal 7DiasNews pelos 90 anos de Mauro Faccio publicado nas redes sociais

Veja Mais