Esporte

Mistérios nem tão misteriosos do futebol

19/01/24 - 12:30

Por Chico Maia Blog

 O sub-20 do Galo foi eliminado na segunda fase da Copa São Paulo por um time chamado Sfera, da capital paulista, fundado por empresários em 2021.

Espera-se que agora, que se tornou uma empresa, o Atlético finalmente dê a devida transparência e ponha gente competente e séria para cuidar do setor. Ali está a galinha dos ovos de ouro de todo clube brasileiro, que precisa formar jogadores, utilizá-los em seu time profissional e fazer dinheiro com eles. Há muitos anos a base do Atlético não revela ninguém.

O último foi o Bernard, que estava prestes a ser dispensado, mas foi emprestado ao Democrata de Sete Lagoas para disputar a terceira divisão mineira e arrebentou lá. Essa história conheço muito bem, pois participei dela do princípio ao fim.

A diretoria do Atlético deveria chamar o pai do Bernard, Délio Duarte, para uma conversa. Cidadão correto, certamente prestará um grande serviço ao futebol e do Galo, contando coisas estarrecedoras sobre o que acontece nas categorias de base, não só do Atlético, mas também da maioria dos grandes clubes. Um rápido e único exemplo: determinados dirigentes da base exigem que o pai de jogadores, de bom potencial, passem procuração para determinados agentes/empresários para que eles cuidem da carreira do jovem, negociando tudo em nome dele. De contratos com os clubes, a fornecedores de material esportivo, publicidade, enfim.

Óbvio que mediante uma boa comissão sobre tudo, inclusive dos salários do jogador. Quando a família se recusa a aceitar a “sugestão” do dirigente, ele fica fora até do banco de reservas na maioria dos jogos, desaparece, por melhor jogador que seja.

Como a imprensa não cobre a base e a torcida não sabe quem é quem, nem o que acontece por lá, fica por isso mesmo, e muitas carreiras são prejudicadas ou interrompidas. Uma ciranda perversa.

O atleticano Luiz Souza comentou no blog:

“Chico,
Termina, com mais uma vergonhosa participação do Galo, a Copinha SP. Entra ano e sai ano e sempre com a mesma promessa de ”ajeitar a base” e que para o ano as coisas serão diferentes, e que blá..blá..blá. Há quantos anos não se revela ninguém!. Será possível que o Galo será apenas comprador de jogador? Qual foi a última revelação? Desse jeito não faz sentindo manter essa estrutura caríssima. É preferível alugar um time que tenha expertise em revelar jovens atletas e, na época da copinha vestir a camisa do Galo. Time de atletas de empresários e joga quem tem poder de ser indicado. Que time horroroso, crendospai! Preferível encerrar a base. É o fim da chance de quem deveria estar jogando. Depois não reclamem”

 

Eu, entre o Bernard e o pai dele, Délio Duarte, numa das últimas vindas do atacante a Belo Horizonte

 

 

Araçaí

Fazendo uma grande administração em Araçaí, o prefeito Kalú, recebendo o Isaac, do Grupo Ziriguidum, um dos melhores promotores de eventos e shows de Minas Gerais.

imagem

 

Tempo que passa

Com que prazer Recebi do cruzeirense Dênio Rodrigues, amigo das antigas, de Inhaúma, que mora há alguns anos em Brasília, recorte de uma coluna minha de 17 anos atrás, quando nasceu filho dele, Caio:

“Caro amigo Chico, bom dia.
Quinta 18.01 o meu filho Caio completará 17 anos.
O tempo passa né.
Tenho guardado comigo o exemplar impresso do seu jornal  (foto) noticiando a chegada dele.”

imagem

 

Com o “cabuloso”
Continua o Dênio Rodrigues:
“Segue foto nossa vendo a batalha do Cabuloso para se manter na Série A. Durante longos anos eu o jogava para cima quando o Cruzeirão fazia gol. Com o tempo ele passou a retribuir a gentileza. Rsrs”

imagem

 

Ritual em Brasília

Em todo jogo do Cruzeiro é um evento à parte para a família do Dênio na Capital Federal, com direito a ritual pra dar sorte e decoração especial da casa, junto com o filho Caio.

imagem

 

Waldívio Marcos de Almeida (direita), recebendo os amigos Raul Brito (esq.), Bruno Vilas Boas Abreu e o amigo dos tempos de bancários em Conselheiro Pena, Geraldo Celso Abreu.

 

 

Na Banca da Marília

 

Entre a Lagoa Paulino e o Lago Palace Hotel, a Marília com dois dos mais assíduos clientes, gente boa: Valdir (esq) e Heraldo. Presenças diárias garantidas.  

imagem

 

ECOS DO PASSADO

Em 2001 tive o prazer de apresentar o Minas Esporte, da Band, num dia de férias do Flávio Carvalho, que teve Bebeto de Freitas (ao meu lado, direita) como convidado especial e participação da banda sete-lagoana de pop-rock, Iris de Seda, que estava lançando seu segundo disco. O baterista Toninho Silva (esquerda), guitarrista Fabrício Matos, vocalista George Machado e à direita o contrabaixista Renato Valente.

Grande nome do vôlei e ex-diretor do Atlético, presidente do Botafogo, Bebeto de Freitas estaria completando 74 anos no dia 16. Infelizmente ele se foi no dia 13 de março de 2018.

imagem

 

Chico Maia Blog

Jornalista formado pelo Uni-BH

(antiga Fafi-BH) e advogado pelo Unifemm-SL.

Trabalhou nas rádios Capital, Alvorada FM, América e Inconfidência.

Na televisão, teve marcante passagem pela Band Minas e também RedeTV!.

contato@chicomaia.com.br 

Veja Mais