Grupo de Escoteiros Mafeking 86/MG realiza conscientização sobre a dengue em Sete Lagoas

Por Ana Amélia Maciel O Grupo Escoteiro Mafeking 86/MG realizou na manhã da sexta-feira (22) uma conscientização de combate à dengue.

28/03/24 - 14:00

Intitulada Sete Lagoas, Dengue Zero, a ação contou com apresentação da fanfarra no Centro de Atendimento ao Turista (CAT) e passeata pela Rua Monsenhor Messias com participação dos alunos da Escola Municipal Francisca Ferreira, além do artista sete-lagoano Lorenzo Kverna com um personagem lúdico interagindo com as pessoas.
De acordo com o presidente Geraldo Mendes de Souza, tudo começou com uma reunião realizada no salão do Bela Vista, no dia 29 de fevereiro, com o epidemiologista, Jean Carlos Santos Barrado, que explanou sobre o mosquito Aedes aegypti. 
Segundo ele, esta ação foi desenvolvida espelhada no lema do grupo que é Sempre alerta para servir: “Após acompanhar e levar tantas pessoas em postos de saúde, hospitais, essas que contraíram as doenças, Dengue e Chikungunya, principalmente vendo crianças e idosos que são os mais prejudicados e quando na minha casa, eu, filha, neta e esposa que passou quase 50 dias acamada, foi a minha maior preocupação. Imediatamente reuni com os escoteiros para tomar a atitude urgente de fazer uma conscientização social com o título Sete Lagoas, Dengue Zero”.

Expectativa é que edital do concurso público da Câmara de Sete Lagoas seja publicado até maio
Após 30 anos, finalmente o Concurso Público da Câmara Municipal será realizado. A Mesa Diretora do Legislativo, composta pelos vereadores Caio Valace (presidente), João Evangelista (1º vice-presidente), Ismael Soares (2º vice-presidente), Ivan Luiz (1º secretário) e José de Deus (2º secretário), assinou contrato com a Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep), após análise de proposta comercial com dispensa de licitação, para planejamento e operacionalização do concurso ainda neste ano de 2024.
Assinado no dia 20/03, o contrato vigorará por 12 meses, contados a partir da data de sua assinatura, podendo ser prorrogado nos termos do artigo 107 da Lei nº 14.133/21. O objetivo da realização do processo seletivo é o preenchimento de 50 vagas a serem distribuídas em 10 cargos efetivos da Câmara Municipal de Sete Lagoas.
Desde que assumiu a presidência do Legislativo, em janeiro de 2021, o vereador Caio Valace administra a instituição com o quadro de pessoal reduzido em pelo menos 60%, com uma estrutura mínima, uma vez que vários cargos estavam providos de forma irregular, em razão da ausência de realização de concurso público, e tiveram seu término no final do mandato antecessor.
“A Mesa Diretora procurou neste processo construir muitos momentos de diálogo, pois somente assim, é possível construir projetos desta importância, haja vista que a Câmara já tem 30 anos que não realiza concurso. Foram ouvidos todos os setores, pois é impensado construir um projeto desta magnitude sem ouvir quem está dentro da máquina e, com isso, tivemos grande cuidado. Apresentamos assim, um projeto moderno, ousado, de qualidade, que prevê uma série de estruturas técnicas para suporte dos vereadores e das comissões no processo de tomada de decisão. Este projeto nos leva em direção à realização do concurso público, que finalmente vai acontecer.
A previsão de publicação do Edital do Concurso Público é para meados de maio.Após a data da publicação, a expectativa é que as inscrições fiquem abertas de maio até o final do mês de julho. A expectativa é que as provas sejam realizadas até o mês de setembro.

1° Leilão Virtual Girolando Elma movimenta a região neste fim de semana


Dia 30, sábado, as atenções do setor leiteiro do país estarão voltadas para Inhaúma, mais precisamente para o Criatório Gir e Girolando Elma, onde os proprietários Rodrigo e Danielle Nogueira vão realizar o seu primeiro leilão. Apesar de apenas três anos como criador, Rodrigo foi premiado em 2023, pelo Núcleo do Girolando, como revelação do setor, na maior exposição da pecuária leiteira da América Latina, a Exposição Brasileira do Agronegócio do Leite (Megaleite), realizada no Expominas no mês de junho. E já é o sexto melhor criador do Brasil.
Este ano, ganhou a Exposição Campo das Vertentes, em Resende Costa/MG: Melhor Fêmea Jovem CCG ½, Melhor Fêmea Jovem CCG 5/8, Melhor Criador e Expositor CCG ½ e Melhor afixo Elma.
Mais detalhes no https://programaleiloes.com/agenda/leilao/84140-leilao-virtual-girolando-elma

Legenda foto: Rodrigo Nogueira e Danielle (esq.) recebendo o troféu revelação concedido pelo Núcleo Girolando, representado pela Marina, Luciano Nogueira, Olavo e Alexandre Freitas, durante a Megaleite 2023.

imagem

 

Veja Mais