Saúde Bucal

Atresia de Maxila: Recupere um sorriso perfeito!

07/07/23 - 11:47

Por Dr. Juliano Alves Roque

A atresia de maxila é um problema comum que afeta a formação da maxila, a estrutura óssea responsável por sustentar os dentes superiores e desempenhar um papel fundamental no desenvolvimento do palato, da cavidade nasal e da órbita ocular. Nesse contexto, um renomado ortodontista e colunista experiente apresenta informações relevantes sobre esse assunto, com o objetivo de atrair pacientes em busca de tratamento ortodôntico.
Durante a infância e a adolescência, a maxila é constituída por dois ossos distintos separados por uma sutura. Contudo, quando chegam à fase adulta, essa sutura desaparece e os ossos se fundem, formando uma única estrutura. A atresia de maxila ocorre quando há um estreitamento nessa região, resultando na falta de espaço para os dentes superiores e no estreitamento das vias aéreas superiores.
As causas da atresia maxilar são diversas, e incluem a respiração bucal, o tipo facial, problemas posturais, a perda prematura dos dentes decíduos (dentes de leite), hábitos de sucção de dedo ou chupeta, interposição de língua, bem como más formações craniofaciais. O diagnóstico precoce é fundamental, uma vez que a atresia se instala na primeira infância. Com o espaço reduzido para os dentes, é comum que ocorra um comprometimento na troca dos dentes, dificultando o crescimento adequado dos dentes permanentes. A mordida cruzada é um sinal característico da atresia de maxila, em que os dentes superiores se encaixam por dentro dos inferiores. Esse problema pode causar assimetria facial, desvio da linha média dentária e até mesmo bruxismo (ranger os dentes). Além disso, sinais relacionados à respiração, como respiração bucal, dormir de boca aberta, babar no travesseiro, sonolência durante o dia e falta de concentração, podem estar presentes.
Felizmente, há uma excelente notícia! A melhor época para tratar a atresia de maxila é entre os 7 e 12 anos de idade. Nessa faixa etária, a maxila ainda possui a sutura, o que permite sua expansão de maneira relativamente fácil por meio de aparelhos ortopédicos. Com o uso desses aparelhos, sejam eles fixos ou removíveis, é possível corrigir a atresia e obter resultados rápidos e previsíveis. Uma vez resolvido o problema, a troca dos dentes ocorre de forma natural.
No entanto, em adolescentes e adultos, a expansão da maxila é menos previsível. Quando o diagnóstico é feito nessa fase, além de afetar a estética facial, a atresia de maxila também pode causar problemas ortodônticos. Dependendo da idade, da consolidação óssea e da discrepância entre a maxila e a mandíbula, pode ser necessário adotar abordagens mais específicas para corrigir o problema.
É fundamental ressaltar que o diagnóstico e o tratamento da atresia de maxila devem ser realizados idealmente durante a fase de dentição mista, quando ainda estão presentes tanto os dentes de leite quanto os permanentes. Não é necessário aguardar a troca completa dos dentes da criança para consultar um ortodontista. Mesmo em adultos, a atresia de maxila pode ser completamente tratada ou amenizada com abordagens mais complexas.
Não permita que a atresia de maxila prejudique seu sorriso e sua qualidade de vida. Agende uma consulta com um ortodontista experiente e recupere sua confiança e saúde bucal. Lembre-se de que um belo sorriso é a porta de entrada para uma vida cheia de oportunidades.
 

Dr. Juliano Alves Roque

Especialista e Doutor em Ortodontia
Elodente Clínica Odontológica
Instagram: @elodenteclinica
E-mail: elodente@hotmail.com

3776-8400 / WhatsApp: 9 8878-8400

 

 

Veja Mais