Saúde

Infertilidade masculina

13/10/23 - 07:00

Por Dr. Gelbert Luiz Chamon

Infertilidade é a dificuldade de um casal obter gravidez no período de um ano tendo relações sexuais sem o uso de nenhuma forma de anticoncepção. Estima-se que a infertilidade atinja 10% a 20% dos casais em idade reprodutiva, independentemente de suas origens étnicas ou sociais. Em aproximadamente 30% dos casos, a infertilidade é causada apenas por fatores masculinos.

Causas:

– criptorquidia (testículos que não desceram): malformação identificada no nascimento do menino, caracterizada pelo posicionamento incorreto do testículo, atrapalhando a produção de espermatozoides. O problema deve ser corrigido na infância para evitar a infertilidade;
– fatores genéticos;
– fatores hormonais;
– infecções, como prostatites, uretrites, infecções urinárias;
– obstrução do canal por onde passam os espermatozoides;
– varicocele (veias do testículo com dilatação anormal);

Outros fatores: radioterapia, quimioterapia, doenças neurológicas, diabetes, traumas testiculares, drogas, doenças sexualmente transmissíveis.

Tratamento:

Identificada a causa e o grau da infertilidade, as possibilidades de tratamento serão avaliadas pelo médico. Se o problema for provocado por infecção, esta deverá ser tratada. Se os hormônios estiverem desregulados, o primeiro passo será sua estabilização. Se o tratamento não for efetivo, os métodos de reprodução assistida (inseminação artificial e fertilização in vitro) têm obtido ótimos resultados.

Quer saber mais? Agende uma consulta. 
A clínica Med Life está à disposição para sanar suas dúvidas.
Telefone para contato (31) 3774-7500  
A clínica está localizada na Praça Tiradentes, 250, Centro de Sete Lagoas

Dr. Gelbert Luiz Chamon

Urologista, Mestre em Biomedicina, Titular da Sociedade Brasileira de Urologia, Coordenador da Residência em Urologia da Santa Casa de Belo Horizonte e Cooordenador da Comissão de Residência Médica do Hospital Municipal Sete Lagoas.
(31) 3774-7500