Saúde

Medicina - abertura indiscriminada de cursos!

20/04/24 - 12:46

Por Dr. Gelbert Luiz Chamon

Se você acha que a abertura de vagas para medicina pode ser a solução para a saúde do brasil 

Saiba que não!

O governo tem autorizado a abertura de cursos de medicina em locais sem a mínima estrutura de formação do profissional e na sua grande maioria estes cursos são particulares! o brasil já está superando a índia em números absolutos e proporcionais ao número de população com "fabricante "de médicos, e o pior, este governo está autorizando a abertura de mais faculdades, e vimos que isto não resolve a situação, basta tentar marcar atendimento no sus ou cirurgia, não há recursos para saúde e produção de médico não será a solução do problema.

O médico oriundo destas faculdades muitas vezes não recebe o treinamento mínimo em diversas áreas do conhecimento.

E colocado no mercado coloca em risco a saúde da população, a grande maioria da população que não pode escolher seu profissional.

Muitos realizam cursos rápidos de determinada especialidade, não possuindo a especialização saem se divulgando como tal.

O mercantilismo também acomete a internet, onde os bons profissionais são confundidos com produtores de conteúdo, e o cliente acha que o médico por ter muitos seguidores o qualifica como profissional em determinada área.

Já aconteceu isso com várias áreas da medicina como: dermatologia, cardiologia, cirurgia plástica, estética e etc.

O pior acontece em caso de complicações que não são poucas, tendo o paciente que aí sim descobrir o profissional adequado e com conhecimento este sim para tratar complicações de atos feitos por não qualificados.

Todos os médicos que dispõe de qualificação possuem sequer (registro de qualificação de especialista) registrado no portal do CRM.

Consulte sempre qualquer profissional.

Saúde um bem único deve ser tratado com seriedade!

 

Dr. Gelbert Luiz Chamon

Urologista, Mestre em Biomedicina, Titular da Sociedade Brasileira de Urologia, Coordenador da Residência em Urologia da Santa Casa de Belo Horizonte e Cooordenador da Comissão de Residência Médica do Hospital Municipal Sete Lagoas.
(31) 3774-7500