
Depois de um distanciamento discreto, o prefeito Douglas Melo (PSD) e o vereador Caio Valace (PDT) se reaproximaram. A primeira aparição pública foi sábado, 30, durante um evento SMAS em Ação – Agosto Verde, evento da Prefeitura com forte apelo popular dedicado à celebração do Mês da Primeira Infância. Os dois, inclusive, participaram de uma ação ambiental com plantio de mudas de plantas.
O novo NOVO
O Partido NOVO vem diferente para as eleições de 2026. Antes, cheio de exigências para filiações, avesso a coligações e com restrições a candidaturas e a fundo partidário, mudou a estratégia e terá candidatos a todos os cargos em disputa ano que vem, de presidente da república a deputado estadual.
NOVO NA REGIÃO
Um bom exemplo da mudança de orientação do partido é o advogado e comunicador Juninho Sinonô, que enfrentou grandes dificuldades internas para conseguir emplacar a sua candidata a prefeito ano passado, mas não desanimou, peitou quem tinha que peitar e diante da ótima performance nas urnas, hoje é um nome influente no partido do governador Romeu Zema.
DE ESTADUAL A PRESIDENTE
Seguindo a orientação nacional do partido, o NOVO terá candidatos a governador, deputado estadual, federal e senador em Minas, além de Zema, que já se lançou candidato a presidente. Juninho Sinonô pretende ser o candidato a deputado federal em nossa região, mas seguirá a decisão do diretório estadual, que definirá a estratégia.
ESTADUAL E FEDERAL
Vários nomes da região estão sendo avaliados pelo NOVO para a definição de quem sai para deputado estadual ou federal. Como o partido dessa vez vai se coligar com outras legendas, pode ser que haja dobradinhas nas diversas regiões do Estado. Por exemplo, no caso de coligação com o PL, o vereador Ivson Gomes, de Sete Lagoas, que já manifestou que será candidato a estadual, poderá dobrar com um federal do NOVO na região.
EM VÁRIAS FRENTES

Com todo o vigor de seus 42 anos de idade, Juninho Sinonô (foto) mantém ritmo semelhante à campanha eleitoral de 2024. Além das suas atividades profissionais como empresário e advogado, tem visitado diariamente lideranças das cidades da região, além de ocupar cada vez mais espaços na mídia. Participa de podcasts como entrevistado ou entrevistador, e mantém dois programas de grande audiência na Rádio Musirama FM: “Momento Jurídico”, há 10 anos, todo sábado de 12 às 13 horas, e há cinco anos, o “Bate-Papo”, às quintas-feiras, de 19 às 20 horas. Na próxima quarta-feira, 10, completará o primeiro mês na TV Geraes, de 19h30 às 21 horas, como apresentador do programa Painel Geraes, ao lado do influenciador Leandro Andrade, já muito conhecido do público das redes sociais e blogosfera em geral.
VITÓRIA
Na última reunião da Câmara, o vereador Aguinaldo da Lobato comemorou a abertura de um novo acesso para veículos pesados da Cedro Têxtil, em outro trecho da rua Policena Mascarenhas. Ele considerou a medida uma vitória para os moradores do bairro São Geraldo, que sofriam com o intenso tráfego de caminhões, causando riscos e transtornos às residências. Aguinaldo elogiou tanto a empresa quanto o secretário de Mobilidade Urbana, Waldeir Pimenta. Agora, a expectativa é por uma solução semelhante para o acesso de caminhões à Lactalis, antiga Itambé, que enfrenta o mesmo problema.
DUÍLIO NA MUSIRAMA
Duílio de Castro (PSB) foi o entrevistado do programa Opinião em Foco, da rádio Musirama 92FM, na sexta-feira, 5 de setembro. A sabatina é comandada pelo advogado Lucas Brito e a jornalista Linda Martins. Este é primeiro programa de grande audiência que o ex-prefeito participa após deixar a Prefeitura. Certamente algumas das principais pautas será seu futuro político e a avaliação que faz da gestão Douglas Melo.
JORNALISTA E EMPREENDEDORA
Por falar em Linda Martins, ela aproveita o grande círculo de amizades e o relacionamento com pessoas de todos os setores da sociedade, adquiridos durante anos de carreira, para empreender em um novo ramo. Ela está comercializando, diretamente para clientes individuais, a tradicional marca Xodó de Minas, que tem o pão de queijo como destaque. Na semana passada, Linda Martins levou as delícias à feira interna do Residencial Da Vinci e fez sucesso. Pedidos podem ser feitos pelo 31 99748-0520.
SEGURANÇA

Os embates acalorados na Câmara Municipal muitas vezes esquentam também a plateia. Para evitar excessos, a segurança do prédio segue reforçada com catraca de acesso, detector de metais e a presença constante da equipe da Samseg Segurança. Na equipe, estão os profissionais Josué dos Santos Gomes e Warlei Oliveira (foto) estão sempre a postos – e armados, se necessário. Até hoje, felizmente, nunca precisaram agir de forma mais severa.
MEMÓRIA POLÍTICA REGIONAL
Em janeiro de 2003 a temperatura esquentou na política de Sete Lagoas a partir desse ato, quando os vereadores Luiz Carlos de Oliveira (camisa vermelha), Tião Marimbondo (de amarelo) e Balú (azul), entregaram documentos com denúncias de fraudes na administração municipal, à Promotoria de Fundações, Fazenda Pública e Autarquias e Defesa do Patrimônio Público.
Processo que terminou com a cassação do prefeito Ronaldo Canabrava, que até hoje se defende, alegando que foi vítima de uma conspiração política.