Serra do Cipó: refúgio mineiro para renovar energias

Por Leonardo Perez, especial para o Sete Dias

Os mineiros têm uma ótima opção para renovar as energias neste final de 2025 e já iniciar 2026 com boas perspectivas: a Serra do Cipó.

Ao chegar à Serra do Cipó percebe se as características de um lugar diferenciado. Já na estrada tem uma ponte estreita sobre o Rio Cipó onde só passa um carro por vez.

A partir dali, o visitante entra em uma nova esfera de vida, com outro ritmo, e uma sensação clara de mudança de energia. A região conta com mais de 20 cachoeiras, entre as mais conhecidas estão a Véu da Noiva, a Cachoeira Grande e a Cachoeira da Farofa.

Na parte gastronômica, a maior aglomeração fica na avenida que corta a cidade. Um destaque é a pizzaria O Tempo que tem três toques especiais: o chopp artesanal gelado, a massa de fermentação natural, e a proposta descontraída de servir a pizza para consumo com as mãos.

Outra opção gastronômica bastante interessante é o Costelão Mineiro. Após o almoço, a dica é aproveitar as cafeterias da região. A melhor é a Cafeteria O Jardim, localizada em uma das rotatórias da cidade.

No quesito hospedagem, a Serra do Cipó oferece pousadas para todos os gostos e bolsos. Sugiro a Pousada Belvedere e a Pousada Carumbé que ficam no entorno do Rio e da Serra. A empatia e hospitalidade mineira está presente em todos os lugares, aliada a uma natureza viva e abundante.

Bem próximo à Serra do Cipó está a Comunidade Quilombola do Açude, um verdadeiro mergulho na história de Minas Gerais e do Brasil.

Além das belezas naturais e da cultura local, a Serra do Cipó preserva a memória de um de seus personagens mais icônicos: José Patrício, carinhosamente conhecido como “Juquinha”. Juquinha vagava pelas trilhas, coletando flores silvestres e trocando-as por gentilezas com moradores e turistas. Portanto, programe esta virada de ano para viver momentos de contato direto com a natureza e com as águas que são revigorantes e cheias de energia.

Uma escolha que renova o corpo, a mente e as intenções para o ano que começa.