Search
Anuncio #1
Anuncio #2
Anuncio #3

Sete Lagoas e ESG: entenda o que é a sigla, e como a cidade pode se transformar aplicando seus conceitos | por Marcelo Heider

Por Marcelo Heider

A sigla ESG refere-se aos princípios ambientais, sociais e de governança, que são critérios utilizados para avaliar a sustentabilidade e o impacto social das práticas de gestão, seja em empresas ou em governos locais.

Numa cidade com o porte de Sete Lagoas, as políticas ambientais deveriam garantir o uso responsável dos recursos naturais da região, reduzir a poluição e promover práticas que minimizem o impacto ambiental das atividades locais. Atrativos não faltam em nossa cidade, para isso temos as lagoas, o complexo da Serra de Santa Helena, a exuberante Gruta Rei do Mato, entre outros. Isso inclui desde regulamentações sobre conservação, incentivos a prática de esportes e atratividade para o turismo. Haveria grande geração de emprego e renda se todo esse turismo estivesse sendo explorado.

Nos aspectos sociais da nossa cidade, podemos reforçar políticas que promovem a inclusão social, acesso à educação, principalmente mais creches, melhoria na saúde, desenvolvimento comunitário, proteção dos direitos dos trabalhadores, entre outros. Isso contribui para a coesão social e o bem-estar geral da população local, principalmente de quem mais precisa em Sete Lagoas.

Por último, não menos importante, uma boa governança na cidade, assegura a prestação eficiente de serviços públicos, a gestão responsável dos recursos financeiros e a transparência na tomada de decisões. Isso aumenta a confiança dos cidadãos nas instituições locais e atrai investimentos sustentáveis, algo que notavelmente precisamos avançar muito em Sete Lagoas.

Em resumo, os princípios ESG são fundamentais para uma boa gestão pública em Sete Lagoas, que adormece a décadas nesse quesito. Tal conceito, seria essencial na promoção de um desenvolvimento sustentável e inclusivo, garantindo que as políticas municipais e práticas ESG, beneficiem não apenas a economia setelagoana, mas também o meio ambiente (nossas riquezas) e a sociedade como um todo.

Heider Marcelo de Paula Gonçalves
Consultor empresarial, economista, especialista em ESG e Finanças, Controladoria e Gestão de Custos
@h.marcelogoncalves

Anuncio #1
Anuncio #2
Anuncio #3