Em menos de um mês, a Prefeitura de Sete Lagoas inaugurou o projeto denominado “Guardião 7L” e as modernas câmeras de monitoramento continuam sendo instaladas em posições estratégicas da cidade. Os últimos dois pontos anunciados, mostram que o plano é, literalmente, vigiar a cidade 24 horas por dia. A icônica Serra de Santa Helena e o distrito do Barreiro passaram a integrar o sistema que totaliza 20 torres.

As câmeras contam com inteligência artificial, reconhecimento facial e leitura automática de placas, possibilitando a identificação de veículos e pessoas foragidas da Justiça em qualquer parte do Brasil. Todo esse sistema permite ainda uma resposta imediata das forças de segurança em situações suspeitas, com atuação conjunta da Polícia Militar, Polícia Civil, Guarda Municipal e demais órgãos.
“O Guardião 7L garante uma segurança eficaz e integrada em toda a cidade. Por exemplo, as câmeras podem identificar um veículo com registro de roubo ou furto. A partir daí, é emitido um alerta para a central, com comunicação direta às equipes em campo, resultando na abordagem, prisão do condutor e apreensão do veículo”, explica, o prefeito Douglas Melo.


Para completar, o acesso da plataforma Camerite a informações como mandados de prisão em aberto, registros de foragidos e desaparecidos, promovendo mais agilidade e eficiência nas ações. A Central de Monitoramento foi instalada na sede da Polícia Militar, mas o sistema pode ser acessado remotamente, inclusive via dispositivos móveis, por agentes devidamente autorizados.
Nesta primeira fase, o Guardião 7L contará com 20 torres equipadas com quatro câmeras cada, somando 80 novas câmeras de última geração em pontos estratégicos da cidade. Além disso, outras 29 câmeras do sistema Olho Vivo continuarão em operação, totalizando mais de 100 câmeras ativas nesta etapa inicial. Até 2026, o sistema chegará a 960 câmeras instaladas, cobrindo todas as regiões do município. O investimento total é de R$ 16 milhões.

SAIBA MAIS
A Camerite é uma plataforma de videomonitoramento inteligente que utiliza inteligência artificial para transformar imagens em dados relevantes em tempo real. Com tecnologia acessível e fácil de operar, o sistema permite o reconhecimento facial, leitura automática de placas de veículos (OCR/LPR), detecção de movimentos suspeitos, alertas personalizados e análise detalhada de ocorrências. As imagens são armazenadas em nuvem e podem ser acessadas remotamente, inclusive via celular, por agentes autorizados.
Além disso, a Camerite funciona como uma rede colaborativa, integrando câmeras públicas, comerciais e residenciais em uma malha de segurança ampliada. Sua ferramenta de investigação avançada — o Camerite Cortex com IA “Hórus” — permite rastrear pessoas e veículos em tempo real, contribuindo diretamente para ações preventivas e para a elucidação de crimes. O sistema já é utilizado por diversas cidades brasileiras com resultados comprovados na redução da criminalidade e maior eficiência nas operações de segurança pública.
ONDE ESTÃO AS CÂMERAS
- – Terminal de Transporte Coletivo Urbano – 02 torres;
- – Parque Naútico do Boa Vista – 02 torres;
- – Rua Randolfo Simões com Santa Juliana – 01 torre;
- – Centro comercial do bairro Nova Cidade – 01 torre;
- – Trevo Barbosa Melo – 01 torre;
- – Bairro Ondina Vasconcelos (Cidade de Deus) – 01 torre;
- – Bairro Montreal – 01 torre;
- – Praça do Carmo – 01 torre;
- – Praça JK – 01 torre;
- – Praça do Canaã – 01 torre;
- – Serra de Santa Helena – 01 torre;
- – Praça Tiradentes – 01 torre;
- – Praça Dom Carmelo Mota (Feirinha) – 01 torre;
- – Praça do Escorrega (Várzea) – 01 torre;
- – Bairro Iporanga – 01 Torre;
- – Praça Chiquinha Avelar (Progresso) – 01 torre;
- – UPA Sete Lagoas – 01 torre;
- – Bairro Barreiro de Cima – 01 torre.