Uma pescaria exemplar

Além da montadora de caminhões de vários portes e blindados militares a Iveco trouxe e mantém em Sete Lagoas, empresas agregadas e fornecedoras que proporcionam grande diferença na economia e cotidiano da cidade e região.

Um exemplo é a FPT Industrial, que projeta, fabrica e comercializa motores e soluções para veículos on-road e off-road, bem como aplicações marítimas e de geração de energia. Uma empresa que emprega mais de 8.000 pessoas em 10 plantas de produção industrial e 10 centros de pesquisas e desenvolvimento (P&D) ao redor do mundo.

Divulgação/FPT

Atuando em mais de 100 países, ela promove todos os anos a campanha global “Pesca de Plástico”, que visa conscientizar as pessoas para práticas sustentáveis, mostrando as consequências causadas por descarte irregular. Esta ação foi realizada esta semana e em Sete Lagoas voltou a ocorrer na Lagoa Boa Vista, um dos nossos cartões postais.

Em poucas horas, contando com a participação voluntária de seus funcionários e familiares a ação da FPT Industrial recolheu 20,02 kg de plástico, 1,655 kg de metal, 8,805 kg de papel, 7,29 kg de vidro e 18,2 kg de rejeitos, que foram enviados para reciclagem.

Uma boa limpeza na Lagoa/Parque Náutico da Boa Vista, que serve de exemplo para tantas outras grandes, médias e pequenas empresas, além de outras instituições sete-lagoanas. Imaginem o efeito em toda a cidade, caso, semanal ou mensalmente outros logradouros públicos e pontos turísticos fossem “adotados” para ações como essa? Aparentemente simples, mas de alto significado e alcance social.

Daqui alguns dias, novos gestores e legisladores vão assumir o comando de Sete Lagoas e demais municípios da região e do Brasil. Fica a ideia e sugestão para todos eles, que unam forças com empresas como a FPT (líder global em powertrain) e entidades de classe para movimentos como este e em outras áreas como saúde, esporte, cultura e educação.

Importante destacar que em Sete Lagoas e região, das gigantes nacionais e multinacionais que se instalaram por aqui, a Iveco e suas agregadas, são casos raros de empresas que se integram à comunidade e desenvolvem ações cidadãs.

Que as outras se movam neste sentido ou sejam instadas pelos poderes públicos e pela própria comunidade, via associações e entidades classistas.