Memorial é presente de 85 anos de Mauro Faccio Gonçalves

17/01/19 - 17:19

Última foto de Mauro, comemorando aniversário na casa da irmã, Wilma, em 1990. Reprodução Record TV
Última foto de Mauro, comemorando aniversário na casa da irmã, Wilma, em 1990. Reprodução Record TV

Nesta sexta-feira, 18, um dos mais ilustres sete-lagoanos faria 85 anos se ainda estivesse vivo: Mauro Faccio Gonçalves, o eterno trapalhão Zacarias, nasceu em 18 de janeiro de 1934 e faleceu em 18 de março de 1990, de insuficiência respiratória. Coincidência ou não, após anos de promessas de sucessivos governos municipais, o tão sonhado Memorial Zacarias, que faria juz à memória do artista, poderá, enfim, sair do papel. 

 

Foi publicada no Diário Oficial do Município no último dia 10 de janeiro a Carta Convite 45/2018, que trata do Processo Licitatório cujo objeto é a contratação de empresa para execução de serviços de implantação do Memorial Zacarias, por intermédio da Secretaria de Estado de Cultura. O recebimento dos envelopes das empresas interessadas deve ser feito até o dia 25 de janeiro no Núcleo de Licitações e Compras da Prfeitura. 

 

Considerado fã nº1 do Trapalhão, o jornalista Carlos Dias, que atualmente mora em Campinas, possui uma vasta coleção de materiais, muitos deles raros, de Zacarias e dos demais Trapalhões. "Esse memorial está uma enrolação. Não quero doar meus 45 anos de acervo enquanto não tiver honestidade com a população e a família. Quero buscar apoio com os empresários locais para corrermos atrás desse memorial", conta o fã, que também foi produtor do quarteto humorístico nos anos 80 e 90.

 

A irmã do humorista, Wilma Gonçalves, lamenta o descaso com que o acervo atual vem sendo tratado no Casarão, onde Zacarias possui uma das salas em sua homenagem. "O Casarão está cheio de cupim, estragando as roupas, não estão cuidando. Chegamos a sugerir que o Memorial fosse no CAT. Ia ser uma boa. Mas qualquer lugar que for, está bom. O importante é sair. Já se vão quase 29 anos que ele faleceu", comenta.

 

Confiante

Com o início do processo licitatório, o subsecretário municipal de Cultura e Juventude de Sete Lagoas, Alan Keller, acredita que a concretização do Memorial, enfim, está mais próxima. "O processo de contratação atrasou um pouco porque não conseguíamos encontrar de maneira legal as especificações técnicas dos equipamentos que precisávamos. É uma emenda do deputado Douglas Melo com contrapartida de 30% do Município. O cronograma é de seis meses", acredita. O Memorial, orçado em R$ 116.528,49, será instalado dentro do Casarão Nhô Quin Drummond, com projeto arquitetônico de Regina Márcia.

 

Marcelo Sander

Veja Mais