Mart Minas faz retrospectiva de 2022 e divulga expectativas para 2023

Atualmente, o Mart Minas está entre as 5 maiores do segmento no Brasil,  possui mais de 8 mil funcionários e conta com 57 lojas

20/01/23 - 10:00

O ano de 2022 foi muito especial para o Mart Minas, líder no segmento de atacado e varejo em Minas Gerais. A rede cumpriu o plano de expansão com inaugurações de várias lojas, consolidou parceria com o Dom Atacadista, uma das mais importantes redes do segmento no Rio de Janeiro e fortaleceu o relacionamento com os clientes, colocando em prática o compromisso em relação à responsabilidade social nas cidades onde mantém unidades em operação. Ademais, contribuiu para a melhoria da qualidade de vida da população e o desenvolvimento das comunidades, da economia local e dos inúmeros negócios.

Atualmente, o Mart Minas está entre as 5 maiores do segmento no Brasil,  possui mais de 8 mil funcionários e conta com 57 lojas, distribuídas em cidades mineiras, que atendem mensalmente 2 milhões de pessoas. “Encerramos o ano com a inauguração da nossa 57ª loja, em Betim, e a meta é abrir mais 7 unidades ao longo de 2023”, conta  Filipe Martins, Diretor Comercial e Marketing da rede. O trabalho desenvolvido pela rede ao longo de 2022 foi essencial para fortalecer sua presença no mercado de atacarejo nacional.

Viés social

Filipe afirma que o Mart Minas não atua no mercado apenas como um negócio, “queremos transformar vidas, esse é o nosso viés social”. Um exemplo do compromisso da rede com o social é o Projeto Troco Solidário, uma iniciativa que envolve diretamente o cliente. “Ele é convidado pelos operadores de caixa da loja, onde está comprando, a realizar uma doação para a instituição indicada e que fica registrada na nota fiscal. Os valores doados são auditados e repassados mensalmente a instituições beneficentes, indicadas pela unidade”.

Além do Troco Solidário, o Mart Minas também investe em responsabilidade social por meio de leis de incentivo federal e estadual como a Lei Rouanet, Fundo para a Infância e Adolescência (FIA), Fundo do Idoso, Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica (PRONON), Programa Nacional de Apoio à Atenção da Saúde da Pessoa com Deficiência (PRONAS/PCD), Lei de Incentivo ao Esporte via doações e patrocínios com verba própria.

“Ainda não computamos os números relacionados às ações sociais de 2022, mas, com certeza, ganhará reforço em relação ao ano anterior, quando o Mart Minas repassou mais de R$ 8 milhões a associações e entidades”.

De olho no mercado
Filipe reforça que as unidades do Mart Minas oferecem um mix de itens de mercearia, bomboniere, bebidas, higiene e beleza, limpeza, frios e laticínios que podem ser adquiridos em embalagens fechadas e fracionadas, de acordo com a necessidade do cliente. “São mais de 10 mil opções de produtos à disposição de donos de bares, pizzarias, padarias, hotéis e consumidores finais, com uma ampla variedade de marcas regionais e líderes de mercado, sempre com a opção de compra no varejo e no atacado. Frutas e verduras, selecionadas e sempre frescas, completarão a experiência de compra dos clientes, que também encontrarão itens de confeitaria, bazar e embalagens”, detalha Filipe.

Além de ter expressiva importância na geração de empregos e renda nas cidades onde possui lojas, movimentando positivamente a economia regional, o Mart Minas valoriza a produção local. “Nosso time da área comercial faz um trabalho para conhecer as marcas regionais. Como estamos em todas as regiões do estado é relevante respeitar os hábitos de consumo regionais e as preferências dos clientes”, enfatiza Filipe Martins.

Neste contexto, Filipe cita importante iniciativa do Mart Minas em 2022: a consolidação da parceria com o Dom Atacadista. “As duas empresas têm  atuação muito forte e sólida no atacavarejo, além de uma diversidade e variedade de produtos, preços competitivos e excelente estrutura de lojas. Acreditamos que esta união será um passo importante para ampliação e consolidação do futuro de ambas no mercado de atacado e varejo brasileiro”, afirma.

Relacionamentos com os clientes
Nos planos de fidelização dos clientes, a empresa incluiu a parceria com o programa Dotz, que permite acumular pontos para serem trocados por produtos ou serviços. “Preocupado com um crescimento de forma sempre sustentável e em realizar as boas práticas de responsabilidade social e ambiental, o Mart Minas criou em sua estrutura a área de meio ambiente”, conta Filipe. A ideia é desenvolver ações de engajamento dos colaboradores e clientes na geração de impacto socioambiental positivo.

Ainda para estreitar as relações com a base de consumidores e alinhado à sua missão de aumentar o poder de compra de seus clientes, a rede disponibiliza nas lojas o Cartão de Crédito Mart Minas nas versões para CNPJ, comerciantes informais e Pessoa Física, com prazo de pagamento de até 40 dias.

Veja Mais