O sete-lagoano da gema, “garimpeiro nato”, que faz sucesso na maior rádio de Minas

Da Redação

Ele está há 37 anos no ar, com a sua voz e alegria inconfundíveis. Muito querido do público e dos colegas de profissão, Vinícius de Castro comanda o Café com Notícia, tradicional programa da madrugada da Rádio Itatiaia, referência na prestação de serviços aos ouvintes das primeiras horas do dia.

Vinícius de Castro a audiência no início das manhãs na Itatiaia

Aos 53 anos de idade, completados no dia 28 de outubro, Vinícius é elogiado pela desenvoltura na condução do programa, de segunda a sexta-feira. Com alto astral permanente, sempre encorajando os ouvintes para a jornada do dia que está começando. Ele atravessa ótimo momento na carreira, iniciada na Rádio Cultura de Sete Lagoas, depois entrevistas de emprego e testes, após aprovação do dono da emissora, Geraldo Padrão.

Casado com a Márcia, há 37 anos, pai da Larissa, 30 anos, e Marcelo Jow, 25 anos, ele falou ao SETE DIAS sobre a vida de comunicador e sobre a terra natal, que ele curte muito e onde continua presente.

No início da carreira, primeiro na Rádio Cultura e depois na Musirama

SD — Pelos alôs e abraços que você manda diariamente, nota-se que você se mantém totalmente ligado a Sete Lagoas e região, certo?
Vinícius de Castro — Origem é tudo e a grande audiência que a Itatiaia tem em Sete Lagoas, me presenteou com muito mais credibilidade à frente desse poderoso microfone. Nasci na antiga Travessa do Cedro, número 200, que hoje é a rua Mestre Ananias (Bairro Santa Luzia); sou “garimpeiro nato”. Nasci em casa, não deu tempo de levar para o hospital, hehehe. 

SD — Como foi o começo na Rádio Cultura AM?Vinícius – Foi como repórter de rua e no mesmo ano, assumi o principal programa da tarde da emissora, o Show da Cidade, cobrindo férias do comunicador Jorge Gonçalves. E no ano seguinte, 1989, assumi como locutor, no horário da manhã, o programa MusiMania, na Musirama FM.

Em 1996, iniciei minha trajetória em Belo Horizonte. Passei pela Transamerica e Top FM, BH FM (1997), CBN (1997), Rádio Inconfidência (1997), Rede Itatiaia de Rádio/ExtraFM em 2004. Em 2024 na Rádio Itatiaia.

SD — Como foi a ida para a Itatiaia?

Vinícius de Castro  – Foi um convite do coordenador de jornalismo, Junior Moreira, e com o aval, na época, do vice-presidente João Victor Xavier.

SD — A que horas você acorda para chegar tão cedo no estúdio da rádio?

Vinícius de Castro  – Minha rotina é acordar às 2 horas da manhã, preparar e ir direto para emissora. Chego lá, troco ideia com o produtor do programa, tomo um café, vejo o que está na pauta e começo conversar com o povo e fazer o que eu amo.

SD — Conhecedor de Sete Lagoas desde criança, como você avalia a cidade atualmente?

Vinícius de Castro  – Primeiramente, parabéns Sete Lagoas pelos 158 anos; por sua “Vivacidade”, por sua beleza, encanto e por nossa gente. Obrigado, por tudo que nos proporciona!

No seu tempo, a cidade está progredindo e como toda cidade em crescimento, tem seus prós, contras e mazelas. A população em situação de rua continua aumentando, nosso turismo precisa ser reforçado e a administração pública se ligar nos desafios atuais que a cidade oferece, como segurança, emprego e infraestrutura: o trânsito, mobilidade e também a recuperação do Parque da Cascata da Serra de Santa Helena.

SD – Quais os lugares da cidade você indica para as pessoas?

Vinícius de Castro – Em primeiro lugar, a Serra de Santa Helena, depois, as nossas lagoas Paulino, Cercadinho e o Parque Náutico do Bairro Boa Vista. As feiras da cidade, que são um grande atrativo para toda a comunidade e para o turismo. E os nossos bares, que têm um grande diferencial, que é a gastronomia maravilhosa.