Empreendimento de alto padrão da VPA Urbanismo e Colorado Empreendimentos terá 471 mil m², infraestrutura inspirada em resorts, áreas verdes preservadas e previsão de até 750 empregos durante a implantação.

Sete Lagoas ganha um novo eixo de expansão imobiliária com o lançamento do AYA Condomínio Resort, projeto residencial de alto padrão que une planejamento urbano, lazer, sustentabilidade e bem-estar. Com investimento direto inicial superior a R$ 60 milhões, o empreendimento é desenvolvido pela VPA Urbanismo em parceria com a Colorado Empreendimentos e está em fase de pré-lançamento, com cadastro de reserva.
Implantado em uma área de aproximadamente 471 mil m², o AYA prevê 611 lotes comercializáveis e cerca de 13 mil m² destinados a áreas comuns de lazer, esporte, convivência e serviços. O projeto também contempla 96 mil m² de áreas verdes preservadas, reforçando a integração entre moradia e natureza.


Inspirado no conceito internacional de wellness, o condomínio propõe uma experiência residencial que combina segurança, infraestrutura de resort e qualidade de vida. Entre os diferenciais técnicos estão a previsão de estação para recarga de veículos elétricos e estrutura específica para recebimento de entregas na portaria.
A implantação será realizada em duas etapas, com estimativa preliminar de geração de 500 a 750 empregos diretos e indiretos ao longo das obras. O investimento inicial contempla as obras de implantação e os custos de aprovação, contribuindo para movimentar a economia local e fortalecer a cadeia da construção civil.
Um empreendimento conectado à história de Sete Lagoas
O terreno que receberá o AYA integra parte da histórica Fazenda Bananal, pertencente há décadas à tradicional família Nogueira. Na década de 1950, a propriedade abrigou atividades de extração de mármore, cujo material abasteceu grandes construções em Brasília e São Paulo.

Nos anos 1960, sob o comando de Joaquim Henrique Nogueira, a fazenda tornou-se referência nacional na pecuária leiteira. A trajetória da família também está ligada à história do esporte local: Joaquim Henrique doou a área onde hoje está instalada a Arena do Jacaré, estádio do Democrata Futebol Clube.
A partir do final dos anos 1990, as terras passaram para a família do engenheiro civil Arnaldo Nogueira, ex-secretário municipal de Obras. Sua visão de expansão urbana contribuiu para o desenvolvimento de bairros e condomínios como Ermitage, Da Vinci e Iporanga 2.

Regularização e segurança jurídica
Segundo as empresas responsáveis, o AYA possui licenças ambientais e autorizações dos órgãos competentes, registro no Cartório de Imóveis, matrícula individualizada aberta e garantias de execução das obras por meio de caução em lotes.
Com proposta de unir desenvolvimento urbano, valorização imobiliária e preservação de um patrimônio histórico, o AYA Condomínio Resort inaugura uma nova perspectiva de ocupação residencial em Sete Lagoas.











