Search
Anuncio #1
Anuncio #2
Anuncio #3

Boas e ruins da Serra de Santa Helena

EDITORIAL

FOTO/CRÉDITOS: SETE DIAS

Um dos principais atrativos de lazer da cidade, a Serra de Santa Helena começa ter a atenção que merece. A prefeitura está com duas frentes de trabalho no local, construindo a rampa de voo livre, antiga reivindicação de praticantes e admiradores do esporte, e revitalizando o Parque da Cascata, com a reforma do restaurante, construção de quiosques, quadra de areia e trilhas de caminhada sendo limpas.

Dentro de mais alguns dias a prefeitura deverá reabrir o local para a visitação e utilização públicas.

Um dos lugares mais agradáveis da cidade, que surpreende e encanta a quem vai lá.  

Por outro lado, a maior parte da área da Serra é um problema que parece insolúvel, no que se refere a ocupações ilegais, especulação imobiliária e degradação ambiental.

Dois anos atrás, o SETE DIAS denunciou que ruas estavam sendo abertas ao lado do Parque da Cascata e que um loteamento estava sendo anunciado por meio de publicidade digital. A prefeitura agiu rápido e o empreendimento clandestino foi barrado.

Agora, é necessária nova fiscalização já que trilhas abertas pelas rodas dos motociclistas estão sendo transformadas em verdadeiras avenidas, possivelmente em novo ataque imobiliário ilegal.

Até 2016 a prefeitura contava com o Ministério Público como aliado na proteção da Serra. Na época o órgão sofria até críticas por ações consideradas exageradas contra quem promovia eventos de boa fé, visando preservar o local. Por exemplo, a Caminhada Ecológica promovida pela Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL -, cujos participantes iam recolhendo todo o lixo que encontravam pelo caminho.

FOTO/CRÉDITOS: SETE DIAS

Contava com a participação de outras entidades de classe, alunos de escolas públicas e privadas e ambientalistas.

Como o número de participantes aumentava a cada ano, as exigências do MP, também.

A um ponto que os organizadores resolveram parar com o evento, depois da oitava edição, em 2016, o que foi uma pena.

A degradação da encosta e alto da Serra de Santa Helena. Onde surgiu essa “rua”, era uma simples trilha de motos, como se vê à esquerda, numa das fotos

Anuncio #1
Anuncio #2
Anuncio #3