Boas Novas – A Igreja é um Corpo Orgânico

A igreja é como nosso corpo humano, pois é orgânica. Espiritualmente nós somos membros vivos desse Corpo. Para que nosso corpo se mantenha vivo, precisamos alimentar e respirar. Precisamos de alimento e de oxigênio. E como eles mantêm nosso corpo vivo? O alimento que ingerimos é digerido pelo aparelho digestivo e assimilado no intestino, e os nutrientes são levados para todas as partes do corpo por meio da corrente sanguínea. Além disso, o ar que respiramos vai para os pulmões, que fazem uma troca entre oxigênio e gás carbônico, isto é, fornecem oxigênio para o sangue e retiram gás carbônico. Assim, o oxigênio circula pelo corpo todo. 

Como membros do Corpo de Cristo, precisamos dos nutrientes e do oxigênio para nos manter vivos. Espiritualmente falando, o alimento e o ar de que precisamos são o próprio Cristo. No Evangelho de João, Jesus disse: “Eu sou o pão da vida” (João 6:48). Em grego, a palavra “ar” é pneuma, que também significa “Espírito”. Ainda no Evangelho de João, lemos acerca da palavra: “É o Espírito quem dá vida; a carne em nada se aproveita; as palavras que Eu vos tenho dito são Espírito e são vida”. Quando o sangue é bombeado até os pulmões, há troca do gás carbônico (que veio do metabolismo das células, do processo de queima dos nutrientes e geração de energia), pelo oxigênio que vem do ar que respiramos.  

Os rins têm a função de filtrar o sangue para retirar as toxinas. Se as células param de receber a circulação do sangue, o gás carbônico e as toxinas não são eliminados, causando sérios danos. Esse é o motivo para alguém que teve seus rins comprometidos ter que se submeter à hemodiálise quase diariamente, porque as toxinas podem matá-lo. É necessário retirá-las. Do mesmo modo, a circulação e a manutenção da vida no Corpo de Cristo são feitas pelo Espírito e por meio da palavra. Por isso ela tem importância fundamental para a igreja. Assim, para a igreja ser saudável, não é suficiente nos abstermos de ensinamentos negativos. Precisamos da palavra, pois é ela que nutre o corpo e promove a circulação da vida. A circulação da palavra permite que haja vida no Corpo. Portanto nós não nos afastemos dela, mas a seguimos de perto. Jesus é o Senhor! Amém.