Search
Anuncio #1
Anuncio #2
Anuncio #3

Cinco mitos sobre saúde bucal de crianças: professora responde às dúvidas mais comuns

A saúde da boca é fundamental para o desenvolvimento das crianças. Mas na hora de orientar os pequenos sobre os cuidados necessários para ter dentes fortes e saudáveis, é possível que pais e responsáveis tenham dúvidas. Carla Valente, professora do curso de Odontologia da Una de Sete Lagoas, desmistifica os cuidados e dá dicas de prevenção.  

A higiene bucal só precisa começar quando os primeiros dentes nascerem

A higiene bucal deve começar tão logo nascem os primeiros dentinhos, independentemente da idade! Não há necessidade de higienização da mucosa antes dos dentinhos aparecerem, pois o próprio leite materno tem substâncias que atuam como fator protetor.

Os dentes de leite não são tão importantes

Os dentes de leite são fundamentais, primeiro porque eles vão atuar no desenvolvimento da boca, guardando o lugar para os permanentes. Além disso, eles ajudam na fala, na mastigação e também na estética.

Chupar chupeta ou dedo não causa problemas dentários

Tanto a chupeta, quanto o dedo e a mamadeira promovem um crescimento desorganizado da face do bebê. Modificando não só a posição da dentição, mas também todo o crescimento da cavidade oral. A musculatura e a posição da língua ficam alteradas atrapalhando também a fala e a mastigação.

Só é preciso levar a criança ao dentista quando ela tiver problemas dentários

Toda criança deve ser levada ao dentista pela primeira vez durante o primeiro ano de vida para receber as orientações cabíveis. Buscar o dentista somente em caso de cárie é uma ideia totalmente ultrapassada, pois há outras análises que precisam ser feitas nos pequenos. Por isso, o ideal é levar o quanto antes, preferencialmente no primeiro ano de vida, para receber as orientações preventivas e evitar problemas que podem perdurar pela vida toda.

Açúcar só faz mal aos dentes permanentes

O açúcar é o maior vilão, pois está diretamente associado à cárie dentária, por isso deve ser evitado até os dois anos de idade. Mas, quando falamos em açúcar, é importante lembrar que estamos nos referindo aos carboidratos de modo geral, de todas as substâncias que grudam na superfície dos dentes. Principalmente, os alimentos industrializados que fazem mal a toda a superfície dentária.


Atendimento odontológico na Clínica Integrada de Saúde

O atendimento odontológico da Clínica Integrada de Saúde (CIS) da Una Sete Lagoas funciona de segunda a sexta-feira, das 13 às 22 horas. Além da clínica de odontopediatria, que atende crianças a partir dos dois anos, há também atendimento especializado voltado para adolescentes, adultos e idosos.

Todo o agendamento é feito diretamente na recepção da Clínica. Após uma triagem, o paciente será direcionado para a clínica que melhor atender a sua demanda.

Carla Valente, enfatiza que a Clínica Odontológica está de portas abertas para o público de todas as idades. “A população precisa ser orientada da maneira correta não apenas sobre higiene e as formas de usar escova, mas também sobre alimentação e saúde da boca. Estamos lá para orientar e atender à comunidade”.

A docente salienta ainda a importância da prevenção. “As pessoas devem procurar o atendimento odontológico não apenas depois que o problema já está instalado. Muitas das lesões por cárie poderiam ter sido evitadas se o atendimento tivesse sido realizado precocemente”.

Anuncio #1
Anuncio #2
Anuncio #3