COLUNA ESPÍRITA

Poderoso instrumento de iluminação interior

Muitos consideram a oração como fórmula ritualística. Raros aprenderam a usar a prece como poderoso instrumento de iluminação interior.

A maioria dos crentes usa a prece mecanicamente, e para fins imediatistas.
Jesus legou aos seus seguidores noções muito claras sobre as funções da oração.
A Oração Dominical é a mais perfeita que já foi dada aos homens, ela “resume todos os deveres do homem para com Deus, para consigo mesmo e para com o próximo”.
Em “O Livro dos Espíritos”, Allan Kardec indagou os Imortais: “A prece torna melhor o homem?” E eles responderam: “Sim, porquanto aquele que ora com fervor e confiança se faz mais forte contra as tentações do mal e Deus lhe envia bons Espíritos para assisti-lo. É este um socorro que jamais se lhe recusa, quando pedido com sinceridade.” Kardec insistiu, questionando: “Como é que certas pessoas, que oram muito, são, não obstante, de mau-caráter, ciosas, invejosas, impertinentes, carentes de benevolência e de indulgência e até, algumas vezes, viciosas?” E obteve a resposta: “O essencial não é orar muito, mas orar bem. Essas pessoas supõem que todo o mérito está na longura da prece e fecham os olhos para os seus próprios defeitos. Fazem da prece uma ocupação, um emprego do tempo, nunca, porém, um estudo de si mesmas. A ineficácia, em tais casos, não é do remédio, sim da maneira por que o aplicam.” Os Espíritos Superiores responderam, como era de se esperar, em sintonia com o que o próprio Jesus ensinou: “E, quando orardes, não sejais como os hipócritas; pois gostam de orar em pé nas sinagogas, e às esquinas das ruas, para serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam a sua recompensa. Mas tu, quando orares, entra no teu quarto e, fechando a porta, ora a teu Pai que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará.” (Mt, 6:5-6)
Aprendamos a usar os recursos da oração com propósitos elevados, e os céus baixarão até nós, assim como nós subiremos até ele, em comunhão indescritível com os altiplanos da Espiritualidade Superior

por Aloísio Vander aloisiovander@yahoo.com.br