Search
Anuncio #1
Anuncio #2
Anuncio #3

Estudantes da rede estadual de Minas podem se inscrever para intercâmbio internacional

Governo de Minas oferece bolsas de estudo para alunos do 1º ano do ensino médio em tempo integral.

Imagem: SEE/MG

Estudantes da rede pública estadual de Minas Gerais já podem se inscrever no Passaporte Mineiro do Conhecimento, um projeto de intercâmbio internacional que oferece bolsas de estudo para países ao redor do mundo. As inscrições começaram nesta segunda-feira (24/6) e vão até o dia 5 de julho, sendo destinadas aos alunos do 1º ano do Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI).

O projeto, coordenado pela Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG) em parceria com a Fundação Helena Antipoff (FHA), visa selecionar 50 estudantes de diversas regiões de Minas Gerais. Além dessas vagas, outras 40 já foram preenchidas por alunos de escolas estaduais de Ibirité, cidade onde o projeto foi iniciado há seis anos na Escola Estadual Sandoval de Azevedo.

Para participar, os interessados devem atender a critérios como não ter sido reprovado, ser participativo nas atividades escolares e extracurriculares, possuir frequência superior a 75% no ano anterior e ter média global de nota superior a 70%. A seleção será feita considerando o perfil dos estudantes e seu potencial para aproveitar a oportunidade de intercâmbio.

A bolsa de estudo inclui todas as despesas necessárias, como custos pessoais, passagem aérea, acomodação, seguro saúde e taxas relacionadas às instituições de ensino no exterior. O objetivo é proporcionar uma experiência enriquecedora que permita aos estudantes expandir seus horizontes culturais, desenvolver habilidades linguísticas e ganhar autonomia.

O resultado da seleção será divulgado no dia 19 de julho, e os estudantes selecionados iniciarão o intercâmbio no ano de 2025, cursando o 2º ano do ensino médio no exterior. Após essa experiência, retornarão à escola estadual de origem para concluir o 3º ano e seus estudos regulares.

O Passaporte Mineiro do Conhecimento é uma ampliação do projeto Cidadão Global, iniciado na FHA, que já proporcionou oportunidades de intercâmbio para alunos brasileiros em outros países, fortalecendo o aprendizado baseado nos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU e incentivando a integração comunitária e social na escola.

Para mais informações e para se inscrever, os interessados podem acessar o formulário de inscrição disponível no site da SEE/MG e da FHA, além de participar de um bate-papo esclarecedor no canal da fundação no YouTube, marcado para o dia 28 de junho.

Anuncio #1
Anuncio #2
Anuncio #3