Exposição “Bem-vindos ao Passado” chega à Ínsula Galeria de Arte e fortalece a preservação da memória urbana de Sete Lagoas

Mostra reúne, fotografias e registros textuais sobre a toponímia e o patrimônio cultural do entorno da Lagoa Paulino

Entre os dias 9 e 25 de julho de 2026, a Ínsula Galeria de Arte, espaço expositivo do Complexo Cultural Ilha do Milito (CCIM), recebe a exposição “Bem-vindos ao Passado”, uma realização do Hub Arte Daqui e parceria com a prefeitura e Secretaria Municipal de cultura. O foco é à preservação da memória urbana e à valorização do patrimônio histórico e cultural do entorno da Lagoa Paulino, um dos espaços mais emblemáticos de Sete Lagoas.

Com curadoria de Demétrius Cotta e Renata Ataide, a mostra apresenta um conjunto de fotografias históricas e textos de pesquisa que revelam a origem dos nomes de ruas, praças, monumentos e demais referências toponímicas que constituem a paisagem histórica da orla da Lagoa Paulino. A exposição propõe ao visitante um percurso de reconhecimento e reflexão sobre a formação da cidade, evidenciando como a memória dos lugares contribui para a construção da identidade coletiva.

Mais do que apresentar fatos históricos, “Bem-vindos ao Passado” convida o público a compreender a cidade como um território de memória, onde cada denominação, monumento e espaço urbano guarda narrativas que ajudam a contar a história de Sete Lagoas e de sua população.

A mostra preserva ainda um importante aspecto de sua própria trajetória: os painéis apresentados ao público são os originais da montagem inaugural, mantendo sua configuração expositiva e seu valor documental. Dessa forma, a exposição não apenas apresenta registros históricos, mas também preserva sua própria materialidade, transformando os painéis em testemunhos da iniciativa de salvaguarda da memória local.

Ao ser apresentada pela primeira vez na Ínsula Galeria de Arte, a exposição passa a integrar o conjunto de ações desenvolvidas pelo Complexo Cultural Ilha do Milito (criado a 4 meses) voltadas à valorização da memória, da educação patrimonial e da difusão cultural. A iniciativa reafirma o compromisso do CCIM em promover o diálogo entre arte, história e comunidade, consolidando a Ilha do Milito como um espaço de encontro, conhecimento e preservação da identidade cultural de Sete Lagoas.

Com entrada gratuita, a exposição é destinada a estudantes, pesquisadores, educadores, turistas e ao público em geral, oferecendo uma oportunidade de revisitar o passado para compreender e valorizar o presente e projeção de futuro.

Serviço
Exposição: Bem-vindos ao Passado

Local: Ínsula Galeria de Arte – Complexo Cultural Ilha do Milito (CCIM)

Endereço: Ilha do Milito, nº 350, Lagoa Paulino – Centro, Sete Lagoas – MG.

Período: 9 a 25 de julho de 2026

Horário de visitação:

Segunda a sexta-feira: das 13h às 19h.
Sábados: das 9h às 18h.
Entrada: Gratuita.

Informações e agendamento de grupos:
WhatsApp da Curadoria: (31) 98734-4304.