Instituto Federal de Sete Lagoas inicia atividades na próxima quarta-feira, dia 25

Por Filipe Felizardo

Na próxima quarta-feira (25), o Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM) começa sua jornada em Sete Lagoas com a aula inaugural, na presença de alunos, professores e autoridades. O centro educacional funcionará ainda de forma provisória nas instalações do UNIFEMM até a conclusão do seu campus, na região central da cidade – neste primeiro semestre 70 alunos terão o Ensino Médio regular com dois cursos da área de tecnologia. 

Foto: Guilherme Brasil / IFTM

Antes, na segunda-feira (23), os estudantes terão o primeiro contato com os professores da unidade e na terça (24), haverá a primeira reunião com os pais e responsáveis. Serão duas turmas de cursos de Automação Industrial e Desenvolvimento de Sistemas. A aula inaugural acontecerá no turno matutino, com um café-da-manhã para os novos estudantes e uma cerimônia com a presença do reitor da instituição Marcelo Ponciano. Logo após, haverá uma palestra com o diretor de ensino do campus Betim do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) Gabriel Mendes de Almeida Carvalho. 

Em seu novo campus, O IFTM projeta ter mais de 500 alunos durante os três turnos, e ampliar a oferta de cursos, podendo inclusive trazer graduação e pós. As obras, que estão acontecendo na área da antiga Rede Ferroviária municipal, contemplam doze salas de aula, laboratórios, setores administrativos e cantina (com a previsão dos alunos poderem usar as instalações do Restaurante Popular), num investimento de R$ 25 milhões através do Novo PAC – com 60% do complexo já construído, a previsão é que o local seja inaugurado entre o final de abril e início de maio, sendo o primeiro dos novos centros implementados pelo Brasil. 

Foto: Guilherme Brasil / IFTM

“O início das atividades do IFTM Campus Sete Lagoas representa um momento histórico para a instituição e para a cidade. Implantar um novo campus envolve muitos desafios, com uma série de ações preparatórias que acontecem antes mesmo da chegada dos estudantes, desde a organização pedagógica até a estruturação administrativa e institucional. Receber as primeiras turmas é a concretização de um trabalho coletivo, construído passo a passo, e marca o começo de uma trajetória que tem como foco oferecer uma educação pública, gratuita e de qualidade, comprometida com a formação integral dos estudantes e com o desenvolvimento da região”, ressalta a diretora de implantação do Campus Sete Lagoas, Renata Marques.

Até a conclusão das obras, os primeiros alunos serão recebidos no Centro Universitário de Sete Lagoas – Unifemm / Foto: Guilherme Brasil / IFTM

Cursos

Escolhidos através de consulta popular, o instituto federal terá, concomitante ao Ensino Médio, os cursos técnicos de Automação Industrial e Desenvolvimento de Sistemas. O primeiro fará com que os alunos autem no desenvolvimento, operação e manutenção de sistemas automatizados, principalmente nos setores produtivos industriais, trazendo noções de eletrônica, instrumentação industrial, sistemas supervisórios, automação pneumática e hidráulica, redes industriais, controladores lógicos programáveis (CLPs) e automação 4.0. Já o segundo é voltado à formação de profissionais aptos a desenvolver sistemas computacionais para diferentes plataformas, como aplicações desktop, web e mobile. Durante a formação, os estudantes trabalham com temas como lógica de programação, desenvolvimento de software, modelagem e manutenção de bancos de dados, testes de sistemas, documentação técnica e uso de linguagens de programação específicas.

Os horários de aula terão variação: em Automação Industrial, as atividades acontecem às segundas e quintas-feiras, das 8h às 12h30 e das 14h às 17h30; às terças e sextas-feiras, das 8h às 12h30; e às quartas-feiras, das 8h às 13h20. Já no curso de Desenvolvimento de Sistemas, as aulas ocorrem às segundas e quintas-feiras, das 8h às 12h30; às terças e sextas-feiras, das 8h às 12h30 e das 14h às 17h30; e às quartas-feiras, das 8h às 13h20.