O seguro do seu carro cobre riscos da natureza?

Com a chegada das chuvas e ventos no final do ano, é importante conferir o que diz a sua apólice sobre esta situação

26/10/23 - 15:45

O que diz a sua apólice sobre danos causados por fenômenos da natureza?
O que diz a sua apólice sobre danos causados por fenômenos da natureza?

A previsão da chegada de fortes chuvas e ventos em Sete Lagoas traz consigo inúmeros riscos naturais para o sei veículo. Imóveis destelhados, árvores quebradas, objetos atirados podem danificar o seu veículo, causando grandes prejuízos a seus proprietários.

Nessa situação, uma das preocupações que vem a tona é se o seguro tem cobertura para esses casos. Ao contratar o seguro automotivo poucas pessoas se preocupam com um item chamado de "danos causados por fenômenos da natureza". 

Os principais riscos de danos naturais são as queda de árvores em vias públicas e os constantes alagamentos, que podem fazer entrar água no motor, comprometer a parte mecânica e a elétrica.

Como as coberturas variam em cada plano, o ideal é você conferir o que está escrito na sua ápolice de seguro sobre estas coberturas ou em caso de dúvida, perguntar ao seu corretor.
De acordo com o SindSeg MG/GO/MT/DF, se o segurado possuir a cobertura total do veículo, todos os eventos da natureza vão estar cobertos. Além de colisão, roubo e furto, os fenômenos naturais inclusos na cobertura básica são: ventos fortes, enchentes, chuva de granizo, queda de objetos no carro, deslizamento de terra, incêndio e raios.

Porém, se ficar comprovado que o condutor agravou os riscos sem necessidade, como no caso de motoristas que enfrentam alagamentos por conta própria, a seguradora pode se recusar a cobrir as despesas das avarias que são provocadas pelo ato consciente do motorista.

Em Minas Gerais, ainda segundo o SindSeg, os danos mais comuns causados por fenômenos da natureza são vendaval, chuvas que causam alagamento de ruas, queda de árvores e chuva de granizo.

Caso seu seguro ainda não contemple estas situações, basta procurar seu corretor e solicitar um orçamento para a inclusão.

E se acontecer, como proceder? O melhor caminho é o segurado procurar imediatamente seu corretor de seguros. 

Entre outros fenômenos, os seguros podem cobrir danos causados por:

- Alagamentos
- Enchentes e inundação
- Queda de árvores
- Vendaval
- Granizo

Veja Mais