Em SL, pouco mais de 3% da população passou por testes de diagnóstico da Covid-19

04/09/20 - 08:35

Todas as 60 unidades de saúde da Atenção Primária estão com testes disponíveis;  a Prefeitura já autorizou processo para aquisição de mais 5.750 testes rápidos
Todas as 60 unidades de saúde da Atenção Primária estão com testes disponíveis; a Prefeitura já autorizou processo para aquisição de mais 5.750 testes rápidos

Levantamento feito pelo Jornal SETE DIAS aponta que, até o dia 28 de agosto (sexta-feira), o setor de Vigilância Epidemiológica recebeu a notificação de 7493 exames, entre públicos e privados, da Covid-19 para serem diagnosticados. Os testes que estão sendo realizados em Sete Lagoas são o rápido e o RT PCR. Desta forma, em um universo de 239.639 pessoas (segundo o IBGE), o número de pessoas testadas na cidade representa pouco mais de 3% da população.

 

O índice de testagem em Sete Lagoas é maior do que o de Minas Gerais, que não chega a 1%, e menor do que já foi realizado no Brasil e toda sua extensão territorial, o que representa 7% da população conforme números apurados até a última quarta-feira (2). De acordo com Sueli Barbosa dos Santos Lacerda, Superintendente de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde de Sete Lagoas, em Sete Lagoas os primeiros testes foram realizados em meados de março. “Os testes rápidos são realizados em todas as unidades da atenção primária e na rede de urgência e emergência, já os exames de RT PCR somente são colhidos nos hospitais e na UPA”, explica.

 

Segundo Sueli Barbosa, no início, os exames de RT PCR eram enviados para FUNED em Belo Horizonte. No entanto, após a montagem de estrutura própria no município, as amostras passaram a ser enviadas para o Laboratório Municipal no dia 29 de maio de 2020. “A média de amostras diárias enviadas para o Laboratório Municipal é bastante variável. Vale lembrar que o laboratório é referência para toda Regional de Sete Lagoas e que segue o protocolo de coleta do Estado. O exame é solicitado somente para o público específico constante nos protocolos”, explica.

 

A profissional explica ainda que os 7460 testes rápidos recebidos pelo Ministério da Saúde/Estado de Minas Gerais não tiveram custo para o município e os insumos para a realização do RT PCR também são fornecidos pelo Estado. “O pacto de Estado/União com o Município previa o repasse de 10.700 testes rápidos, então ainda faltam 3.240. Todas as 60 unidades de saúde da Atenção Primária estão com testes disponíveis. A Prefeitura já autorizou processo para aquisição de 5.750 testes rápidos para garantir a demanda em caso de necessidade”, completou Sueli Barbosa.

 

MINAS

Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Covid-19, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apontou que Minas Gerais foi o segundo estado do país com menor taxa de testes de coronavírus até julho. O menor índice foi registrado em Pernambuco. Levantamentos feitos pelo site G1 também já apontavam a baixa testagem no estado. Em maio, Minas ficou em segundo lugar no ranking dos estados que menos testaram e, em junho, na primeira posição.

 

Até a última quarta-feira (2), 110.085 testes foram realizados em Minas Gerais, levando-se em consideração o mesmo período da amostragem feita em Sete Lagoas. Isto significa que, de um contingente populacional de 21.119.536 habitantes, conforme Censo do IBGE em 2019, o Estado não testou nem 1%, de sua população. Com 110.085 testes já realizados até o dia 2, pouco mais de 0.52% dos mineiros passaram por testes de diagnóstico da Covid-19.

 

BRASIL

Número de testes realizados no Brasil até a última quarta-feira (2) foi de 14.377.444 diagnósticos para Covid-19 realizados em um universo populacional de 210.147.125 habitantes conforme dados do IBGE de 2019, o que representa quase 7% da população nacional.

 

Conforme o site https://www.worldometers.info/coronavirus, que mede em tempo real a situação da propagação e combate do novo coronavírus no mundo, o Brasil é a segunda nação com o maior número de casos, ficando atrás apenas dos Estados Unidos.

 

No entanto, em número de testes realizados para diagnóstico da Covd-19 em casos julgados suspeitos, é apenas o sexto país que mais promoveu a testagem. No número de testes realizados por um milhão o Brasil aparece somente na 80° posição até o fechamento desta edição, quinta-feira (3/9). No mundo, o país que mais realiza testes é a China, que já diagnosticou praticamente toda sua população.

 

Celso Martinelli

Veja Mais