Escola Técnica é forte candidata para receber Instituto Federal: aulas podem começar em ag

28/03/24 - 10:25

Escola Técnica é forte candidata para receber Instituto Federal: aulas podem começar em agosto

No dia 8 de fevereiro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro da Educação, Camilo Santana, anunciaram em Belo Horizonte a implantação de novos campi do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG), incluindo Sete Lagoas, junto com outras cidades como Belo Horizonte, Bom Despacho, Caratinga e João Monlevade.

As negociações para a instalação da unidade de ensino em Sete Lagoas já foram iniciadas, com uma comitiva formada pelo prefeito Duílio de Castro, vereador Caio Valace, presidente da Câmara Municipal, deputado federal Reginaldo Lopes (PT) e o reitor do IFMG, Rafael Bastos, visitando a Escola Técnica local, mantida pela Fundação Municipal de Ensino Profissionalizante (Fumep), para avaliar a viabilidade do projeto.

Essa iniciativa visa ampliar as oportunidades de qualificação técnica e superior para a população da cidade e região, seguindo um modelo educacional reconhecido internacionalmente. "É um modelo verticalizado, avaliado pelo Programa Internacional de Avaliação de Alunos - PISA, como uma das dez melhores educações do mundo", celebra Reginaldo Lopes.

Segundo o deputado federal, o IF oferecerá oportunidades de formação continuada, inclusive para trabalhadores sem escolaridade. "Vamos criar uma escola integral ou integrada de ensino médio, além de cursos tecnólogos de dois anos, Engenharia, licenciatura, entre outros", afirma.

"A Escola Técnica não deixará de existir", garante Lopes. "A estrutura poderá coabitar com o IF inicialmente, sem perdas. No futuro, poderemos pensar em outro espaço. A ideia é que possamos coabitar com o IF na parte da manhã e da tarde, e à noite, a Escola Técnica", ressalta.

Quanto aos cursos a serem oferecidos, Reginaldo Lopes conta que será necessário realizar audiências públicas na Câmara Municipal para ouvir estudantes, empreendedores e autoridades regionais. “Também vamos fazer uma pesquisa de mercado. A ideia é ofertar aqui a parte técnica profissionalizante que tem demanda no entorno de Sete Lagoas. Porque o Instituto Federal é uma universidade da ciência aplicada. O objetivo é formar profissionais para o desenvolvimento macrorregional, voltado para Sete Lagoas e região. Nós queremos começar as aulas já em agosto, vamos botar para funcionar”, finaliza.

Para o presidente do Legislativo sete-lagoano, vereador Caio Valace, a Câmara Municipal está comprometida em apoiar a instalação do Instituto Federal. "Vamos promover as audiências necessárias para concretizar esse projeto o mais rápido possível", assegura.

O prefeito Duílio de Castro ressalta que trazer o Instituto Federal para Sete Lagoas é um antigo sonho. "A Escola Técnica não atende toda a demanda. São públicos diferentes. Teremos condições de atender com mão de obra qualificada toda a cadeia industrial da região", afirma. "Estamos aqui para garantir as condições de implantar esse Instituto Federal o quanto antes", conclui o prefeito.

Para o reitor do Instituto Federal de Minas Gerais, o sentimento é de realização, por atingir mais uma cidade e abrir possibilidades de capacitação para milhares de pessoas. “A gente traz uma nova dinâmica para a cidade, então as nossas expectativas são boas, e o meu olhar não é só para a estrutura, mas para um lugar que irá abrigar os nossos alunos da melhor forma, para que aproveitem ao máximo essa oportunidade”, afirmou Rafael Bastos, reitor do IFMG.

 

Sobre o IFMG

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais é uma instituição pública de ensino, integrante da rede federal de educação profissional e tecnológica do Ministério da Educação. Criado pela Lei 11.892, de 29 de dezembro de 2008, o IFMG está presente em 18 cidades, oferecendo mais de 192 cursos gratuitos nos níveis técnico integrado, técnico subsequente, técnico concomitante, graduação e pós-graduação.

 

Cursos técnicos mais empregados no Brasil

Além de garantir empregabilidade, os cursos técnicos também proporcionam um aumento significativo na renda dos profissionais após a formação, com um aumento médio de 25% nos salários. Com base em uma pesquisa realizada entre 2021 e 2023 com ex-alunos do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), ficou evidente que esses cursos são uma via direta para a empregabilidade.

Segundo o levantamento, a renda média salarial dos egressos desses cursos é de 2,3 salários-mínimos, evidenciando o potencial dessas formações para proporcionar estabilidade financeira e crescimento profissional aos seus alunos. Dentre os cursos técnicos mais procurados e que apresentam os melhores índices de empregabilidade no Brasil, destacam-se:

• Mecânica (96,5%)

• Alimentos (95,2%)

• Mecânica de Manutenção (94,7%)

• Refrigeração e Climatização (94,5%)

• Eletromecânica (94,4%)

• Automação Industrial (93,2%)

• Fabricação Mecânica (93%)

• Eletrotécnica (92,7%)

• Soldagem (91,3%)

• Manutenção de Máquinas Industriais (90,6%)
 

Veja Mais