Prefeito afirma que grupo vai eleger, no mínimo, 13 dos 19 vereadores

O prefeito Duílio de Castro, saiu do Patriotas e foi para o Partido Socialista Brasileiro (PSB). Em entrevista, ele conta como foi essa articulação e os objetivos do seu grupo político para as eleições deste ano. Segundo ele, a meta é eleger no mínimo 13 cadeiras no Legislativo das 19 em disputa. Para o prefeito, esse número pode chegar até a 16. Confira:

12/04/24 - 09:10

O prefeito Duílio de Castro uniu grupo para eleger maioria na Câmara
O prefeito Duílio de Castro uniu grupo para eleger maioria na Câmara

SD - O senhor foi eleito pelo Patriotas e agora vai para a disputa das eleições de 2024 no PSB. Fale desta mudança, da direita para centro esquerda

Houve a fusão entre o Patriotas e o PTB e, por isso, meu antigo partido deixou de existir. Recebi o convite de filiação de inúmeras siglas. Acredito que este grande interesse é natural, já que governo uma cidade com quase 250 mil habitantes e todos conhecem a força do meu trabalho. O PSB é um partido de centro, uma posição que tem relação direta com minha ideologia que coloca o diálogo sempre como o melhor caminho.

Como foi essa articulação, é uma forma de aproximar, também, do governo federal? Visto que o vice-presidente é do PSB.

Sou amigo pessoal do deputado federal Noraldino Júnior, presidente estadual do PSB, um parlamentar que tem contribuído muito com Sete Lagoas direcionando recursos fundamentais para o desenvolvimento de vários projetos. Ele mantém este posicionamento de diálogo, sem radicalismo para qualquer lado que seja. Além disso, criei uma relação próxima com o vice-presidente Geraldo Alckmin, também do PSB, que inclusive esteve em Sete Lagoas recentemente. Tenho certeza que este entrosamento garantirá mais recursos para o desenvolvimento de nossa cidade.

Como foi a montagem dos partidos da base? Quais estão com o senhor e qual expectativa quanto à eleição do Legislativo, agora com 19 vagas em disputa?

Conseguimos unir oito partidos na articulação para a próxima eleição. Estão juntos nesta caminhada PSB, PP, Republicanos, PMN, Solidariedade, MDB, PDT e a Federação Rede/Psol. Todos estão com chapas completas e esperamos eleger, no mínimo, 13 vereadores, podendo chegar a 15 ou 16. O nosso grupo é forte e tem a experiência para garantir uma base de sustentação no Legislativo para o próximo governo. Ressalto que temos uma composição multipartidária onde estão siglas de direita, centro e esquerda. Uma prova de que o projeto tem como prioridade a melhoria da qualidade de vida do sete-lagoano.

 

Como ficou o troca-troca partidário na Câmara Municipal

Com o fechamento da janela no último sábado, muitas mudanças de partido na Câmara Municipal. Dos 17 vereadores eleitos no último pleito, em 2020, apenas Carol Canabrava (Avante), José de Deus (Republicanos), Gilson Liboreiro (Solidariedade) e Janderson Avelar (MDB) permaneceram nos mesmos partidos. Os outros 13 estão de “casa” nova.

Dentre as mudanças e novas filiações, alguns destaques: no último dia da janela partidária, o empresário Juninho Sinonô aceita o convite do Partido Novo e, ao lado dos já filiados José Roberto da Silva, Saulo Calazans e Egmar Gonçalves, fortalece o grupo de pré-candidatos da legenda, que agora também conta com Heloísa Frois, que foi eleita pelo Cidadania na última eleição.

No PT, a novidade é a filiação do advogado e professor Ramsés de Castro na sigla. O diretório tem interesse em disputar a eleição majoritária e, dentro do próprio partido, ele vai disputar a indicação para ser o pré-candidato a prefeito com o ex-vereador Claudinei Dias.

Já o presidente da Câmara Municipal, vereador Caio Valace, a convite da deputada federal Duda Salabert, foi para o PDT. Hoje a deputada é grande parceira do parlamentar, com a destinação de emendas para a cidade. Como a de R$ 1 milhão, para a construção de um complexo esportivo e de lazer na Praça Zacarias (bairro Iporanga).

Por fim, o ex-prefeito de Paraopeba e primeiro suplente de deputado federal, Juca Bahia-Podemos, mudou seu domicílio eleitoral para Sete Lagoas, o que abre espaço para especulações sobre as suas ambições políticas no município. Candidato mais votado para Deputado Federal, com 42 mil votos na região em 2022, ele conta com forte apoio do deputado estadual Douglas Melo.

imagem
Juca Bahia transferiu seu
domicílio eleitoral para Sete
Lagoas
 

Vereadores: partido pelo quais foram eleitos e pra onde mudaram

·       Caio Valace: Podemos > PDT

·       Carol Canabrava: Avante

·       Eraldo da Saúde: Patriota > PSB

·       Gilson Liboreiro: Solidariedade

·       Heloísa Fróis: Cidadania > Novo

·       Ismael Soares: PSD > PSB

·       Ivan Luiz: Patriota > PDT

·       Ivson Gomes: Cidadania > PL

·       Janderson Avelar: MDB

·       João Evangelista: PSDB > PMN

·       José de Deus: Republicanos

·       Júnior Sousa: PSD > PRD

·       Marli de Luquinha: MDB > PP

·       Pastor Alcides: PP > Republicanos

·       Rodrigo Braga: PV > PMDB

·       Roney do Aproximar: União Brasil > PP

·       Silvia Regina: PSC > Rede Sustentabilidade

Veja Mais