Famílias italianas de Sete Lagoas serão homenageadas na Câmara

Reunião especial será realizada no Legislativo segunda-feira, às 18h30

09/08/22 - 17:00

O dia 15 de agosto, próxima segunda-feira, será especial para os italianos ou descendentes que residem em Sete Lagoas. Na data será comemorado o Dia da Colônia dos Italianos em Sete Lagoas e também renderá homenagem da Câmara Municipal.

Através de requerimento da vereadora Heloísa Frois, será realizado no plenário do Legislativo reunião especial para homenagear os imigrantes. E as famílias existentes em Sete Lagoas não são poucas. Dentre elas: Pontello, Cristelli, Andreata, Damato,  Fantazini, Lanza, Martinelli, L’Abbate, Costetti,  Sanson, Larena, Ferrari, Geraldi, Sórices, Filizolas, Malverde, Librelon, Mainarte, Gandini, Bartholomeu,  Verdolin, Marota. O evento começa às 18h30.

Conforme consta no blog Retalhos do Passado, “a crise que se instalou na Itália durante meados do século XIX e XX, e muitos camponeses italianos aceitaram os pedidos do governo brasileiro para trabalharem nas lavouras do país, principalmente nas regiões sudeste e sul. E alguns apearam por aqui”.

Dentre as atividades desenvolvidas em Sete Lagoas, destacam-se as famílias de Heitor Lanza e Anibal Lanza, os primeiros italianos que atuaram comércio de hortaliças na cidade percorrendo ruas e vendendo verduras num balaio de taquara. Já Luiz, Aristides e Alexandre Lanza montaram a primeira serraria da cidade e a primeira cerâmica foi a Danta Lanza.

Veja Mais