Saúde e Estética

Protetor Solar: qual é mais eficaz?

17/02/23 - 12:00

Por Dr. Bernardo Teixeira

O uso do protetor solar deve ocorrer durante o ano todo, já que o Brasil possui um clima tropical e em grande parte do ano possui bastante incidência de luz solar. Mas é com a chegada do verão que surge uma maior necessidade de se proteger contra os raios solares, o que inclui o uso de protetor solar, óculos escuros e chapéus. Portanto, saber como se proteger da radiação solar, principalmente no verão, é uma forma de prevenir o envelhecimento precoce da pele, evitar queimaduras e doenças como o câncer de pele.
 
O que é a sigla FPS?
Fator de Proteção Solar, que, geralmente, vem associada de um número. Esse fator demonstra a capacidade de manter a pele protegida da radiação UVB. Essa radiação causa a queimadura solar e, portanto sua ação é percebida na vermelhidão e ardência da pele após a exposição. O FPS, de forma simplificada, é calculado comparando o tempo que a pele com protetor solar leva para ficar avermelhada versus o tempo que a pele sem protetor solar leva para ficar avermelhada. Por exemplo, com um fator de proteção igual a 30, a pessoa fica trinta vezes mais protegida do que se estivesse sem o produto e assim por diante de acordo com o número do FPS.
 
O que significa cada fator de proteção solar e suas indicações?
FPS 15: Tem a proteção mais baixa dentre as opções que existem no mercado. Ele pode ser utilizado em peles negras, sendo o FPS mínimo recomendado, e para situações com pouca exposição ao sol. Além disso, é preciso fazer reaplicações mais vezes, já que sua proteção não é tão prolongada.
FPS 30: O fator de proteção 30 oferece o dobro de tempo de proteção, se comparado à opção anterior. Ele é indicado para peles negras, morenas e claras. O uso desse FPS é mais comum em adultos.

FPS 50: Esse fator de proteção é indicado para crianças com menos de 12 anos e também para pessoas que já possuem algum tipo de mancha na pele. Além disso, o protetor com FPS 50 pode ser usado por todas as tonalidades de pele, até mesmo por pessoas com pele muito clara e com sardas.
FPS 70: A proteção 70, encontrada em alguns protetores, consegue proteger a pele por mais tempo sem precisar de tantas reaplicações durante a exposição ao sol. É mais indicado para crianças e pessoas com a pele muito clara.

 
 
 
Usar protetor solar com FPS mais alto faz diferença na proteção da pele?
De acordo com o Dr. Bernardo, quanto mais tempo uma pessoa for ficar exposta ou quanto mais forte for à intensidade do sol, maior deve ser o número do FPS do filtro solar. O uso de um FPS muito alto mantém a boa proteção da pele do paciente mesmo que ele aplique uma quantidade inferior à necessária. O produto com fator alto deve ser usado para prevenir queimaduras, o envelhecimento precoce da pele, especialmente se a pessoa estiver na praia, piscina ou fizer exercícios físicos ao ar livre regularmente.
 
Em que ocasiões devemos usar o protetor solar com FPS mais alto?
. Quando a exposição solar é intensa, como na praia, piscina, passeios ou exercícios ao ar livre.
. Depois da depilação (a cera, laser, com linha…);
. Depois de qualquer procedimento estético, como peelings;
. Em cicatrizes;
. Após fazer uma tatuagem e durante o período de cicatrização.
Com esses cuidados especiais, você vai aproveitar ao máximo o verão enquanto mantém sua pele bem cuidada, bonita e saudável em todos os momentos!

Em caso de dúvidas ou agendamento de consultas, consulte um dermatologista. A clínica Derm Way está à disposição para sanar suas dúvidas. Telefone para contato: (31) 3773 1234. A clínica está localizada na Rua Princesa Isabel, 245, Centro em Sete Lagoas e atende de Segunda a Quinta de 08 às 17:30h e Sexta de 8h às 17h
 

Dr. Bernardo Teixeira

Médico dermatologista e proprietário da Derm Way
Instagram: @drbernardoteixeira
Facebook: @drbernardodermatologista
www.dermway.com.br
Telefone: (31) 3774-0205 • 3773-1234
 

Veja Mais