
No ano passado, Ano da Oração, em preparação para o Jubileu de 2025 Anos da Encarnação do Verbo, a Igreja nos ofereceu um material rico de textos e reflexões. A publicação “Cadernos sobre a Oração”, oferecida pela CNBB, propõe uma diversificada catequese e itinerário temático atualizado sobre o olhar da fé na prática orante. Cada caderno instiga o leitor ao processo acolhedor de uma espiritualidade madura e confiante em Deus.
E na prática? Como isso está acontecendo? O fenômeno da “secularização” é um fato inegável. Todos os batizados, e os irmãos das mais diversas expressões religiosas, sofrem com o desgaste da constante busca de sentido para as vivências da fé e das práticas que são profundamente descreditadas e negadas por diversos meios. Entretanto, e até podemos ousar dizer, estranhamente, há um movimento sutil e silencioso acontecendo nas bases, o que é um grande sinal de esperança.
Enquanto um mundo assentado na tecnologia e na informação vai abocanhando e vomitando verdades segundo alguns interesses, entre os mais simples, nas diversas periferias existenciais, a fé ganha força e faz multiplicar movimentos populares de anúncio da vida. Exemplo destes dias é o movimento dos cristãos católicos pelo Ano da Esperança, e em nossa Diocese de Sete Lagoas o Jubileu de Platina: 70 anos semeando a Esperança.
Um testemunho forte desta mobilização foi a peregrinação dos diocesanos à Aparecida do Norte para uma grande caminhada de fé. De todos os rincões da Diocese de Sete Lagoas saíram em romaria centenas de fieis para agradecer aos pés de Nossa Senhora Aparecida pela caminhada de fé nesta Igreja local.
Algo forte nascendo das bases vem sinalizando novos tempos! O pessimismo pode estar espalhado, mas a esperança renasce ao encontrar Dona Inácia da Raiz, Comadre Selma da Vargem Formosa, Sr. Geraldo de Lourdes, Marilda da Catequese e tantos outros em mobilização pelo testemunho da Fé. Que ecoe as orações e a força do compromisso fraterno dos cristãos na construção de um mundo dignamente consolidado na Esperança: ela não decepciona!
por Evandro Bastos
evandroabastos@yahoo.com.br