Search
Anuncio #1
Anuncio #2
Anuncio #3

Quando o carro quebra, procuro o mecânico. E quando a dúvida é sobre dinheiro? Quem procuro? | por Franco L’abatte

Por Franco L’abatte

Hoje convido o leitor a embarcar comigo em uma jornada nesse texto. Não, esse texto não promete dar 10 dicas infalíveis de nada, nem revelar um segredo que os grandes bancos não querem que você saiba. Esse artigo é muito mais pé no chão.

Imagine que você está dirigindo seu carro e ele começa a fazer barulhos estranhos, você provavelmente procurará um mecânico. Imagine que você acorda de manhã e sente uma dor que não existia no dia anterior, você provavelmente procurará um médico. A não ser que você queria correr os riscos da automedicação ou de se aventurar em consertar seu carro sozinho, a ação natural nesses momentos é procurar um profissional.

Por que com relação ao seu planejamento financeiro e à gestão do seu dinheiro que foi batalhado para ser conquistado seria diferente?

Com o recente movimento de “desbancarização” o profissional de investimentos ficou mais conhecido, mas ainda é pouco procurado. Nesse caso o cliente ainda prefere se aventurar sozinho num mundo que pouco conhece correndo riscos desnecessários e fazendo escolhas sub-ótimas. No caso aqui não me refiro aos casos que aparecem em manchetes sobre perdas astronômicas de patrimônio por uma entrada em um investimento mal sucedido. Muitas vezes o erro pode ser mais sútil. Por exemplo: contratar um tipo de previdência errada perdendo benefícios tributários, não diversificar corretamente a carteira, mitigando riscos sistêmicos, optar por concentrar o patrimônio em um país apenas, não pensar na sucessão do patrimônio, e essa lista se estenderia além dos caracteres razoáveis para uma coluna nesse jornal.

A profissão de assessor de investimentos já mudou muito desde sua concepção inicial e foi se adaptando às necessidades do mercado. A competição trouxe a necessidade de mais estudo e de mais especialização por parte do profissional o que beneficiou o cliente que tem à sua disposição profissionais melhores.

Por fim, deixo um convite ao leitor de pensar no seu patrimônio como um todo e buscar um profissional especializado. Como fazer isso? Existem alguns caminhos. No site da CVM: https://sistemas.cvm.gov.br/?CadGeral é possível consultar todos os agentes autônomos cadastrados. A lista pode ser exaustiva, o ideal é pesquisar o profissional e escutar referências de amigos. Por fim, conversar com mais de um profissional pode ser esclarecedor.

No mais, fico a disposição para dúvidas sobre esse e outros assuntos e convido o leitor a pensar no seu planejamento financeiro com o zelo de quem tambem cuida da saúde.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é francolabatte-jr-758x1024.jpeg

Franco L’Abbate
Sócio e assessor de investimentos na 3ARIVA. Engenheiro pela UFV com MBA em Gestão de negócios USP. Setelagoano com muito orgulho e fanático em atender seus clientes.

Anuncio #1
Anuncio #2
Anuncio #3