Quatro fatos, três comentários

O Governo do estado anunciou um conjunto de obras de mobilidade e infraestrutura rodoviária na Região Metropolitana de Belo Horizonte que se estende à MG-424, a tristemente famosa “estrada velha”, que liga Sete Lagoas ao aeroporto de Confins e à Capital. Duplicação, contornos de Prudente de Morais e Matozinhos, além de viadutos e outras benfeitorias sonhadas e prometidas pelos sucessivos governos nos últimos 30 anos. Leilão de concessão previsto para o segundo trimestre
de 2025. Fica a pergunta: será que agora vai? Só resta aguardar!


Fortalecimento da advocacia de Sete Lagoas: pela primeira vez a OAB estadual, em seus 92 anos de história, terá uma diretoria ocupada por um advogado de Sete Lagoas: Dr. Adriano Cotta de Barros, atual
presidente da Subseção/SL, que foi conidado pelo atual presidente, Sérgio Leonardo e pelo presidente eleito domingo passado, Gustavo Chalfun, para a Diretoria Institucional. E, também, pela primeira vez na história, a 49ª Subseção da OAB Sete Lagoas terá uma mulher na presidência, a Dra. Dayanne Giacomini de Figueiredo. Palmas para eles e votos de muito sucesso em suas novas missões.

A maioria das grandes empresas da região, principalmente as gigantes multinacionais que operam em Sete Lagoas, têm pouca ou nenhuma interação com a população local. Não promovem, não participam e não patrocinam nada nas áreas sociais, esportivas, culturais e etecetera. Com raras e honrosas exceções, como a Iveco, que já promoveu, com muito sucesso a Corrida de aniversário da cidade, a Literatta (festival de literatura), além de outros apoios culturais. Deveriam e precisam se inspirar, por exemplo, na Dedetizar Sistema de Controle Ambiental, que na última segunda-feira lançou o tradicional calendário anual, 2025, com fotos de lugares e pessoas da região. É a 19ª edição, em parceria com o Coletivo Interiorizar, que é uma instituição cultural composta por fotógrafos amadores e profissionais, sem fins lucrativos, cuja grande motivação é mostrar e valorizar nossos atrativos humanos e urbanos. Este lançamento deu início às comemorações dos 25 anos de fundação da Dedetizar (abril próximo) e marcou a criação do espaço cultural Coletivo Interiorizar, à disposição da comunidade, também sem fins lucrativos. Não é à toa que a Dedetizar conquistou em 2023 o Troféu Destaque Ambiental da primeira edição do Prêmio Antônio Pontes de Empreendedorismo. Trata-se da empresa que menos gasta produto químico no Brasil em relação ao faturamento bruto.

A próxima edição do SETE DIAS será comemorativa dos 157 anos de Sete Lagoas e dos 33 anos do jornal, que segue firme, toda sexta-feira, bem cedo nas bancas, padarias e residências dos nossos assinantes, a quem somos muitíssimo gratos!