SEM RESERVA – CAMPANHA DA PAZ

Leandro Barbosa, chefe do Cartório Eleitoral

Durante a cerimônia que marcou a preparação das urnas em Sete Lagoas, na última semana, o chefe do Cartório Eleitoral, Leandro Barbosa, confidenciou: “Este período eleitoral que se encerra foi um dos mais tranquilos para a Justiça Eleitoral dos últimos tempos”. Segundo ele, foram registrados pouquíssimos casos de infrações eleitorais na cidade, todos denunciados pelo aplicativo Pardal, do TSE.

A CAUSA

De acordo com levantamento do Sete Dias, no Diário da Justiça Eleitoral Eletrônico, as infrações registradas em Sete Lagoas estão relacionadas à propaganda irregular com bandeiras. E, realmente, o uso desse tipo de mídia extrapolou os limites em alguns pontos, deixando calçadas e praças praticamente intransitáveis.

JOGO RÁPIDO

A expectativa é de que o resultado do primeiro turno da eleição seja concluído ainda na noite de domingo. Na comarca, a transmissão dos dados das urnas será realizada a partir de pontos estratégicos instalados no Fórum de Sete Lagoas e em duas escolas, localizadas em Santana do Pirapama e Jequitibá.

RODRIGO E PATRUS

Além de representantes do setor cultural e de movimentos sociais, a presença do vereador Rodrigo Braga (MDB) foi um dos destaques durante a visita do candidato a governador Patrus Ananias (PT) ao Quintal Boi da Manta, na última segunda-feira (28). O anfitrião, Paulinho do Boi, ressaltou a satisfação ao saber que o parlamentar havia declarado apoio à candidatura de Lula à Presidência, “saindo do muro”. No fim do evento, em meio ao público, Paulinho fez o convite a Rodrigo: “Vem pro PT”.

SIMÕES NA CIDADE

Quem também esteve em Sete Lagoas na segunda-feira (28) foi o candidato à reeleição para o governo de Minas, Mateus Simões (PSD). Ele veio à cidade no mesmo dia da inauguração do Hospital Regional, uma das bandeiras de sua campanha, mas não participou do ato em razão das restrições impostas pela legislação eleitoral. Simões participou de um encontro com prefeitos e lideranças políticas da região, em um espaço de festas no bairro JK.

O CANDIDATO NO REGIONAL

Já o candidato a deputado estadual Deyvison da Acolher (Solidariedade) esteve na cerimônia de inauguração do Hospital Regional. Acompanhado de assessores, gravou vídeos para as redes sociais e fez críticas ao modelo adotado no início da operação da unidade. A presença de candidatos em eventos públicos durante o período eleitoral, porém, está sujeita a restrições previstas na legislação.

SUSTO DO DR. EURO

O vice-prefeito Dr. Euro de Andrade passou por um susto na noite do último domingo. Após um mal-estar, precisou ser atendido no Hospital Nossa Senhora das Graças, onde foi constatado um quadro de infarto. Ele passou por angioplastia em duas etapas. Dr. Euro continua internado, se recupera bem e deve receber alta nos próximos dias.

LEI DAS BIKES

A Câmara Municipal aprovou o Anteprojeto de Lei nº 133/2026, de autoria do vereador Divaldo Capuchinho (Podemos), que estabelece regras de segurança para a circulação de bicicletas elétricas e similares.

A proposta busca disciplinar o uso desses veículos e prevê, entre outras medidas, a utilização de capacete, a proibição do trânsito na contramão e o respeito à sinalização.

SÓ NA INTENÇÃO

A iniciativa de Divaldo Capuchinho é, em princípio, uma tentativa de organizar o uso das bicicletas elétricas na cidade. O problema é que o texto não estabelece penalidades para quem descumprir as regras.

E aí está o ponto: estabelecer multas e outras sanções relacionadas ao trânsito exige competência legislativa adequada. Criar regras municipais sem prever mecanismos efetivos de fiscalização e punição pode deixar a proposta justamente onde está seu maior problema: na intenção.

OLÔ, POLÍCIA!

Está preocupante a ousadia de criminosos que vêm praticando crimes contra o patrimônio nos bairros Canaã e Jardim Arizona, região tradicional de Sete Lagoas. Em plena luz do dia, residências, comércios e construções estão sendo invadidos para furtos. Várias ocorrências foram registradas.

Imagens de câmeras de segurança mostram suspeitos circulando a pé pela região. Há relatos de que os produtos furtados estão sendo utilizados em trocas por drogas.

VOTO É PROVA DE VIDA

Beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que comparecerem às urnas nas Eleições 2026 poderão ter esse registro utilizado pelo Instituto para a comprovação de vida. O comparecimento às eleições está entre os eventos considerados válidos pelo INSS para essa finalidade, sem a necessidade de ir ao banco ou a uma agência apenas para realizar a prova de vida.

Para os casos em que o cidadão não comparecer ao pleito eleitoral, o INSS continua utilizando o sistema SIRIS, que coleta diversas fontes de dados do governo em busca de outros eventos comprobatórios, como a emissão de documentos, movimentações registradas ou atendimentos realizados.

MEMÓRIA POLÍTICA 

Até meados dos anos 1990 Sete Lagoas e seus políticos eram protagonistas dos mais prestigiados da política mineira e nacional. No dia 21 de abril de 1986 o governador Hélio Garcia (centro) e o presidente da Assembleia Legislativa, Dalton Canabrava (direita) estiveram na cidade nas comemorações do Dia de Tiradentes. Foram recebidos na Câmara Municipal, presidida pelo vereador Américo Vieira de Carvalho (esq.), que comandou a solenidade. O prefeito era Marcelo Cecé e o deputado estadual da região era Sérgio Emilio de Vasconcelos.

Hélio Garcia é considerado uma das últimas “raposas” da política mineira. Foi vice-governador de Tancredo Neves, e assumiu o governo quando este foi candidato à presidência da república, em 1984. Prefeito de Belo Horizonte, deputado estadual e deputado federal, retornou ao governo do estado, eleito em 1990. Morreu em 2016, aos 85 anos de idade.

Dalton Canabrava, natural de Curvelo, deputado estadual por cinco legislaturas e deputado federal constituinte 1987/1990. Morreu em 2011 aos 87 anos.

Américo Vieira de Carvalho foi um dos farmacêuticos mais queridos da cidade e político respeitado.  Morreu em 22 de abril de 2009, aos 88 anos. Se tornou nome de rua, no bairro Ondina Vasconcelos de Oliveira (Cidade de Deus), por iniciativa do vereador Caio Dutra pela Lei Nº 7.751 de 13 de julho de 2009, quando o prefeito era Mário Márcio Maroca.