Search
Anuncio #1
Anuncio #2
Anuncio #3

Unidade Móvel do Sesc realiza exames preventivos  para mulheres

Contribuir efetivamente com a melhoria da assistência à saúde da mulher em Sete Lagoas. Este é o principal objetivo do projeto Sesc Saúde da Mulher que inicia a realização de exames com foco no rastreamento do câncer de mama e do colo do útero, na próxima sexta-feira, 28. O projeto tem apoio da Prefeitura de Sete Lagoas, por meio do trabalho integrado da Secretaria Municipal de Mulher e Secretaria Municipal de Saúde, com apoio da Seltrans, e do Sindcomércio.

O fluxo de atendimento será formado por usuários do Sistema Público de Saúde (SUS) direcionados por unidades a Atenção Primária (ESF, Centro de Saúde ou UBS). O agendamento está sendo coordenado pela Secretaria Municipal da Mulher. São realizados, conforme a disponibilidade exames Citologia Oncótica (Papanicolau), Mamografia e Ultrassom (mamário e endovaginal). “Serão atendidas mulheres que já aguardam o exame demandado por nossas unidades de saúde. Agradecemos o Sesc por esta parceria tão importante que permitirá desafogar a fila de espera do município”, destacou o secretário municipal de saúde, Dr. Marcelo Fernandes.

O projeto é realizado na unidade móvel (carreta) do Sesc e conta com profissionais capacitados, consultório, banheiro para pacientes em atendimento e equipamentos de última geração. A estrutura está na avenida Antônio Olinto, em frente ao Terminal Urbano do Transporte Coletivo e o atendimento previamente agendado será de segunda a sexta-feira, de 7h às 16h. “A intenção da nossa ação é atingir as mulheres de todas as regiões da cidade. É essencial que façamos exames preventivos para que não encontremos doenças em estágios avançados. As mulheres sempre cuidaram dos filhos e dos familiares, esquecendo delas mesmas. É importante que tiremos um tempinho para também nos cuidar” explicou a secretária municipal da mulher, Dra. Karine Araújo.

Até o dia 12 de agosto a meta é realizar 632 exames de Papanicolau, 200 mamografias e 210 ultrassonografias. Vale ressaltar que mulheres que não foram direcionadas pelos postos de saúde poderão realizar exames, em caso de desistência. Para conferir a desistência, é necessário ir até a Carreta e manifestar interesse.

Público, atendimentos e laudos de exames

Podem realizar o exame de Papanicolau, mulheres a partir de 18 anos que já tenham iniciado a vida sexual. Já a mamografia é voltada a mulheres de 50 a 69 anos, sem pedido médico, ou fora desta faixa etária com a prescrição médica. Em relação ao exame de ultrassonografia do aparelho reprodutivo feminino (pélvico, endovaginal e mamário), ele é realizado somente com pedido médico. O Departamento Nacional do Sesc possui uma parceria com o Hospital de Amor (Barretos/SP), responsável pelos laudos dos exames de mamografia que são enviados ao município em 30 dias, aproximadamente. Mesmo prazo é necessário para envio dos laudos dos exames de Papanicolau. Já os resultados de ultrassom são entregues às pacientes na hora.

Câncer de mama

No Brasil, excluídos os tumores de pele não melanoma, o câncer de mama é o mais incidente em mulheres. A mamografia é capaz de identificar alterações suspeitas de câncer antes do surgimento dos sintomas, ou seja, antes que seja percebida qualquer alteração nas mamas. A idade é um dos mais importantes fatores de risco para a doença (cerca de quatro em cada cinco casos ocorrem após os 50 anos), por isso o Ministério da Saúde recomenda que a mamografia de rastreamento seja ofertada para mulheres entre 50 e 69 anos, a cada dois anos.

Câncer de colo de útero

 O exame preventivo do câncer do colo do útero (Papanicolau) é a principal estratégia para detectar lesões precursoras e fazer o diagnóstico precoce do câncer de colo de útero, terceira maior causa de morte de mulheres por câncer no Brasil. Doença de desenvolvimento lento, pode não apresentar sintomas em fase inicial. Nos casos mais avançados, pode evoluir para sangramento vaginal intermitente (que vai e volta) ou após a relação sexual, secreção vaginal anormal e dor abdominal associada a queixas urinárias ou intestinais.

Ascom Prefeitura de Sete Lagoas

Anuncio #1
Anuncio #2
Anuncio #3