Você sabe o valor do seu produto?

por Rúvia Donátila

Valor, todos sabemos, não tem a ver com preço.

Saber o valor do seu produto, se não for a mais frequente, é com certeza uma questão que atormenta empreendedores em todo o mundo. Valor é um conceito que está associado à satisfação, às expectativas e necessidades do cliente. Não é sobre o produto em si, mas sim aos benefícios, às vantagens e às memórias afetivas que aquele produto será capaz de proporcionar ao consumidor.

Todo mundo quer vender. Todo mundo que vende alguma coisa acha que as Mídias Sociais são a “chave” para tudo isso. Mas será que a percepção de valor está mesmo num perfil de Instagram? Talvez a sua empresa esteja gastando tempo negociando com alguém que não está disposto a gastar o valor necessário para adquirir o seu produto. E, vai por mim: Trends de memes, dancinhas e afins pode até surtir visualizações e possíveis seguidores; mas estes se tornam clientes?

Em um relatório divulgado pelo TikTok, foi revelado que os usuários acessam a plataforma para se sentirem bem. A positividade ganha forma em um mundo que exige cada vez mais das pessoas. E a plataforma enxerga-se como uma alternativa para ter bons momentos.  A equipe de pesquisa do app afirma que seus utilizadores “querem criar um espaço real e significativo para si. Muito disso virá da prioridade à alegria em todas as suas formas”.  

Para chegar aos sorrisos, muitos criadores de conteúdo recorrem ao humor, ao dinamismo e à gratidão. Esses são sentimentos que estimulam o engajamento e auxiliam no crescimento das marcas na plataforma.

Aí eu te pergunto: Você compra algo por que sorriu com um vídeo numa Mídia Social?

As principais trends nas redes sociais geram muitas oportunidades para alcançar o público e, com isso, aumentar as vendas em negócios. Talvez no varejo. Talvez aquela blusa do momento, ou aquela calça da blogueira X. Talvez! 

Os que mais engajam, cerca de 30,8% dos usuários possuem entre 25 e 34 anos. O seu produto, com valor, faz parte dessa faixa etária? O nosso consumo não consegue ver valor adquirido numa trend, não representa o investimento do preço.

Apesar da vantagem competitiva adquirida ao acompanhar as trends nas redes sociais, não é qualquer tendência que deve ser seguida. Você tem que entrar nos diálogos já existentes, desde que tenham a ver com aquilo que você faz como negócio. E vai por mim, engajamento nas mídias sociais é diferente de vendas. As vendas sim gera receita no final do mês. 

As mídias sociais servem como vitrine. Através delas os clientes vão até você e, dentro da sua empresa, o verdadeiro valor do seu produto deve ser apresentado.