A Associação Cultural Bartolomeu Campos De Queirós, mantém viva a obra do grande escritor, inclusive o Museu com o seu acervo (aberto ao púbico, de 8 às 16 horas de segunda a sexta-feira), na Praça Alexandre Maciel, 86, em Papagaios, a 75 Km de Sete Lagoas.

E muitas atividades culturais, como visitas guiadas, Quinta Cultural, recitais de piano, biblioteca, lives, palestras, e multimeios culturais diversos.
O ponto alto é de todos os anos é o Projeto Correspondência Bartolomeu Campos de Queirós, realizado há 13 anos sob a coordenação de Rosa Maria Filgueiras Vieira e Maria Da Conceição de Oliveira, mantendo vivo o legado desse importante autor.

O Projeto consiste em um movimento de cartas manuscritas, que são correspondidas entre alunos da mesma série com diversas escolas públicas, municipais e estaduais, incluindo redes privadas de ensino, a partir da leitura dos livros de Bartolomeu, 68 publicados, e seus inúmeros prêmios recebidos.
Em respeito aos princípios e a crença do escritor, que em seus encontros em Papagaios e em suas muitas palestras literárias pelo Brasil, como as Bienais do Livro, congressos internacionais, e outros, defendia: “A importância da leitura literária como um direito de todos e que ainda hoje não está escrito…”.

Escolas participantes neste 13° Projeto Correspondência, realizado no último dia 20 de setembro: Escola Municipal Olegário Pereira, de Papagaios, Escola Municipal Heitor Villa Lobos, de Contagem, Escola M. Manoel Antônio dos Santos Catita, de Maravilhas, Educandário Cecília Meireles, de Papagaios, Escola Estadual Monsenhor Arthur de Oliveira, de Pitangui, Escola Estadual Renato Filgueiras, de Papagaios, Escola Estadual Professor Francisco Tibúrcio, de Maravilhas, Escola Estadual Jacir Lopes Duarte, Vargem Grande/Papagaios, CEAT Centro Educacional Anísio Teixeira, do Rio de Janeiro, Colégio Odete Dias, de Martinho Campos e Colégio Cenecista Educare de Itaúna.






