Boas Novas – A Missão do Filho de Deus

Por Fátima Massula

O Filho veio trazer o Pai para dentro do homem. O Evangelho de João está dividido em duas seções. Os capítulos de 1 a 13 formam a primeira seção, mostrando que Deus quer nos dar Sua vida eterna. Os capítulos de 14 a 21 formam a segunda seção, mostrando Cristo introduzindo o homem em Deus. Para entrar no homem, Deus enviou Seu Filho, para encarnar-se de modo que todos que Nele cressem recebessem a vida eterna (João 1:14; 3:16). A vida estava Nele, e a vida era a luz dos homens ( João 1:1-4). Como luz, Ele veio para expor nossa condição de pecador. Se permanecermos sob a exposição da luz da Palavra, a vida transformadora, que está nela, chegará a nós e seremos transformados. Jesus sofreu rejeição e perseguição por parte dos líderes judeus. Ele então passou a procurar Suas próprias ovelhas, que O ouvem, conhecem Sua voz e O seguem (Jo 10). No início do capítulo 12, Jesus foi para Betânia. Ali havia um banquete dado por Simão, o leproso. Lázaro, a quem o Senhor havia ressuscitado, estava presente; ele representa todos nós, que também estávamos mortos em nossos delitos e pecados (Efésios 2:1). Marta também estava ali, representando os muitos filhos de Deus dispostos a servir o Senhor. Também Maria, que derramou precioso bálsamo sobre os pés de Jesus, ungindo-os e enxugando com os próprios cabelos (Jo 12:1-3). 

A partir do capítulo 14, João nos mostra que, por meio da morte e ressurreição, Jesus quer introduzir o homem em Deus, formando assim o Corpo de Cristo, o qual Ele edificaria como habitação de Deus, onde Deus estará para sempre com os homens (Ap 21:3). Jesus queria levar os discípulos para onde Ele estava, ou seja, no Pai. Ele sempre esteve no Pai e o Pai Nele. Agora Ele também pode levar os discípulos para onde Ele está; esse é o nosso destino (João 14:3-6).

Deus não quer apenas um lugar para habitar, mas quer habitar com os homens. É uma habitação mútua entre Deus e nós. Por isso, o nome Emanuel significa “Deus conosco”. Deus quer habitar com os homens!