MEMÓRIA POLÍTICA REGIONAL – Carnasete (1998)

Em 1998, Sete Lagoas sediou o primeiro carnaval temporão da cidade, o “Carnasete”, realizado na orla da Lagoa Paulino. O evento reuniu grandes nomes do axé baiano, entre eles Ivete Sangalo, que arrastou uma multidão com seu trio elétrico.

Durante a festa, em frente ao palanque principal montado no CAT JK, o então secretário municipal de Obras, Maurício Campolina, foi chamado ao trio elétrico e recebeu uma saudação especial da própria Ivete Sangalo. A ação fazia parte de uma estratégia do prefeito Marcelo Cecé, que buscava dar visibilidade à pré-candidatura de Campolina a deputado estadual pelo PTB, nas eleições que se aproximavam.

Maurício teve uma votação expressiva: 30.128 votos, sendo um dos mais votados do partido. No entanto, não conseguiu se eleger, ficando na segunda suplência, pois 25 deputados estaduais foram eleitos com menos de 30 mil votos naquela eleição.

A cidade quase voltou a ter dois deputados estaduais na mesma legislatura. Isso porque, paralelamente, o então vereador Ronaldo Canabrava, que rompeu com o grupo político de Cecé, se lançou candidato pelo Partido Social Cristão (PSC) e foi eleito com 29.103 votos, menos do que Campolina.

Canabrava ainda foi eleito prefeito de Sete Lagoas em 2000, reeleito em 2004 e cassado em 2006.