Crônicas

Junho

28/06/23 - 16:51

Por Élida Gontijo

O frio chegou para acompanhar os festeiros do mês: Santo Antônio, São João, São Pedro. Tem cheiro gostoso pelo ar: canjica cozinhando no fogão de lenha. O barulho de pipoca estourando, para fortalecer nada melhor que um saboroso caldo de costela com mandioca.
    Não podemos esquecer das simpatias para casar, Santo Antônio já fica encolhido nos oratórios, medo de ser colocado de cabeça para baixo no feijão, mas segundo algumas senhoras que conseguiram casar, o segredo é roubar o menino da imagem do santo e só devolver no dia do casamento. 
    Mês de junho é cheio de encantos, as cores das bandeirinhas enfeitam os terreiros, os pátios das escolas, os clubes, as praças etc. A música entoa alegria, ritmo para acompanhar os dançarinos de quadrilha. 
    Quanta alegria em um só mês, tem cheiro, cor,fé, saudade. A memória busca a infância, os avós, primos, tios, festas que ficaram pra trás. As férias escolares vão chegando devagar, os alunos querem descansar, os professores sem comentários. É tempo de repor as energias para o segundo semestre.
    Os mastros dos santos tremulam ao vento, preces se espalham pelo ar:
    _ Santo Antônio , traga o pão de cada dia para todas as famílias!
    _ São João, proteja cada um como protegeu Jesus!
    _ São Pedro , abra as portas que precisamos ultrapassar em nossas vidas!
    Devagarinho as labaredas das fogueiras vão se apagando, fechando o mês com São Pedro. Fica a alegria, o sabor das deliciosas guloseimas, permanece a fé em cada devoto e partimos para o mês de julho.

Élida Gontijo- junho de 2023.
 

Élida Gontijo

Élida Gontijo