Élida Gontijo - Leitura

07/08/21 - 23:04

Élida Gontijo

    Sou encantada com a beleza do processo de leitura, quando a criança começa ler, decodificar sílabas e palavras. Acho mágico o tropeçar em algumas sílabas, pronunciar muitas vezes de forma diferente da sílaba apresentada. A criança ganha asas, pode viajar, voar no mundo da fantasia, imaginação.

    Recordo com saudades desta fase das minhas duas filhas, entrava em êxtase junto com elas. Perdia repentinamente o posto de contadora de histórias, adorava trocar as histórias, personagens, misturando Branca de Neve no lugar da Chapeuzinho e elas  corrigindo . Dávamos boas risadas com estes detalhes, ficávamos tão próximas no mundo da imaginação.

    Sempre comprei livros, acho o melhor investimento, infelizmente não têm um preço acessível para todos, mas quem quer ler procura emprestado, busca uma forma de leitura. Amava chegar em casa trazendo de presente lindas histórias infantis, presenteava minhas filhas e sentava para curtir o desembrulhar daquele mágico presente, ver o brilho nos olhos delas me enchia de satisfação .A partir dali teria um mundo a desbravar entre fadas, animais , sonhos , suspense , fantasia. Quando recordo esse tempo, me aperta o coração, uma saudade que escorre pelos olhos, mas Deus é meu amigo e enquanto não manda netos para mim, manda os filhos e filhas de algumas amigas; crianças lindas que me fazem viver a infância novamente.

    Maria Paula é uma dessas crianças que enche meu coração de alegria, além de filha de uma grande amiga, é afilhada da minha filha mais nova. Ela está vivendo esse processo mágico da leitura, esta semana fui presenteada com um vídeo e a foto que ilustra esse texto. Quanta beleza vê-la deslizando os dedinhos nas palavras e lendo, não lê só com os olhos, todo seu corpo participa da leitura, os olhos brilham como diamantes, a boca se enche de doçura para pronunciar cada palavra. Isso sim precisa ser divulgado, mostrado em todas redes sociais, nas manchetes dos jornais, uma criança lendo, descobrindo, produzindo empatia com a história, o autor, sua professora, a mãe , pai, toda estrutura que lhe dá sustentação.

imagem
    Elogio sempre as crianças que gostam de ler, presenteio com livros, conto histórias , sou a legítima Professora Maluquinha. Agradeço imensamente a amiga Jaqueline Antunes por dividir comigo momentos tão ricos, agradeço Maria Paula toda doçura e intensidade que ela vive a cada momento, acho que ela é uma verdadeira Emília, uma boneca. 

    Gratidão a todos que amam a leitura e estimulam as crianças. Termino meu texto com uma linda citação do escritor João Anzanello Carrascoza  “ Nas páginas de um livro, a criança é capaz de descobrir um planeta- um planeta em cuja órbita giram silenciosamente dois satélites: o espanto e a alegria.”

Élida Gontijo- agosto de 2021.