Crônicas

Élida Gontijo - Primavera

27/09/20 - 08:00

Por Élida Gontijo

Chegou a primavera! Veio trazendo uma chuvinha fina, um dia com cara de inverno, acordei e não vi meu amigo sol sorrindo pra mim. Como sempre depois de levantar e me preparar espiritualmente e fisicamente, fui olhar meu jardim poético, minhas plantas estão florescendo ,a orquídea vagarosamente abre suas flores, fico encantada com as cores, a beleza de cada pétala, a Hortência não quis ficar para trás e colore mais a cada dia seu rico buquê. O vaso que meu pai plantou para mim com tanto amor também se encheu de pequenos botões, não vejo a hora de vê-los abertos.

 

Tudo se renova dentro e fora de casa, espero sempre pelas flores das sapucaias   espalhadas pelas ruas da  cidade ,pertinho da minha casa tem uma, da minha varanda vejo seu topo, apartamento tem algumas vantagens, como ter uma vista panorâmica de uma linda árvore. Comparável as flores da sapucaia só as do ipê, outra grande paixão minha. Essa maravilhosa sapucaia próxima a minha casa, fica na pequena praça em frente a uma funerária. As pessoas se acomodam nos bancos embaixo de sua gostosa sombra, muitos choram a perda de um ente querido, ela floresce pra trazer um pouco de alegria, esperança. Quantas coisas já deve ter escutado, acolhe a todos com muito amor e beleza, de vez em quando acho que chora junto,  pois caem flores suavemente pelo chão ou mesmo no colo de alguém.

 

Nunca pensei que em seu dia, dia da árvore estaria ali, vendo sua beleza e lamentando a partida de um tio muito querido. Consolei com sua beleza, pensei que lá no céu nossos parentes estariam  esperando meu querido tio Zezé para passear com Deus entre os jardins, será que lá tem sapucaia ? Espero que tenha flores de todas as espécies.

 

Sou apaixonada por esta estação, me fecho no inverno, fico bem quieta, repensando minha vida, minhas atitudes, o mundo que me cerca. Aguardo ansiosa o brotar das sementes, o desabrochar das flores, de repente a primavera chega , enche nossos olhos de encantamento, fico em estado de graça. 

 

Élida Gontijo – setembro de 2020.

 

Élida Gontijo

Élida Gontijo